Conmebol evita projetar datas para o retorno das competições sul-americanas

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 16h18 - Atualizado em 14/05/2020 07h35
EFE/Nathalia AguilarLibertadores e Sul-Americana: torneios não têm data para voltar a acontecer

A Conmebol mudou o tom ao falar sobre o retorno das competições sul-americanas em nota divulgada nesta quarta-feira. Os dirigentes do Conselho da entidade se reuniram por videoconferência pela manhã, e evitaram falar em datas. A volta das partidas só acontecerá, segundo eles, quando “as condições sanitárias permitirem”.

“O Conselho reafirmou seu compromisso de ter sempre como requisito fundamental o cumprimento de todas as medidas de prevenção necessárias determinadas pelas autoridades sanitárias em cada um dos países quando o futebol voltar.”

O ar de preocupação tem relação com o Brasil, que registrou um recorde de mortes no último boletim divulgado pelo ministério da saúde – 881. Ao todo, são mais de 12 mil vítimas e 180 mil infectados.

As datas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, que seguem o calendário da Fifa, por ora não sofreram alterações. O Conselho volta a se reunir nas próximas semanas para uma nova análise do esporte no continente.

Outra medida anunciada foi a entrega de US$ 14 milhões para o Fundo Evolução, que destina fundos para o desenvolvimento do futebol em 10 países-membro. A quantia deve chegar a mais de 400 clubes do futebol sul-americano.