Corinthians toma gol olímpico no fim e cede empate ao Ceará em Itaquera

O Corinthians abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas tomou o empate da equipe cearense na segunda etapa

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2019 13h44
RICARDO MOREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOCorinthians e Ceará empataram em 2 a 2, neste sábado (7), em São Paulo

O Corinthians empatou com o Ceará por 2 a 2, neste sábado (7), em Itaquera, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro e desperdiçou a oportunidade de encostar nos líderes, permanecendo na terceira colocação.

João Lucas (contra) e Vagner Love marcaram para o Corinthians no primeiro tempo. Thiago Galhardo e Leandro Carvalho, com um gol olímpico já nos acréscimos, empataram para o time cearense na etapa final. O Ceará ainda teve dois gols anulados, um deles com a interferência do árbitro de vídeo, que apontou a imposição de impedimento de Thiago Galhardo, logo após o Corinthians abrir o placar.

O empate leva o Corinthians aos 32 pontos, a quatro dos líderes Flamengo e Santos, que ainda jogam na rodada. Já o Ceará chega aos 21 pontos, na 12ª posição, e encerra uma sequência de três derrotas seguidas, depois de uma importante vitória no clássico estadual contra o Fortaleza.

O Corinthians atinge a marca de 14 jogos sem derrotas. São dez partidas pelo Campeonato Brasileiro (com cinco vitórias) e outros quatro confrontos levando em conta a Copa Sul-Americana (duas vitórias).

O Corinthians dominou o primeiro tempo e a vantagem parcial de dois gols refletiu a superioridade do time frente ao Ceará. Desde os primeiros minutos, o time de Fábio Carille se lançou ao ataque, buscou o gol, jogou com intensidade, e saiu do gramado aplaudido pela sua torcida que, novamente, lotou a Arena.

Antes mesmo de chegar ao primeiro gol, o Corinthians já havia criado duas chances. A primeira com Jadson, que mandou com perigo sobre o travessão. A segunda, com Mateus Vital, que acertou um chute de fora da área e obrigou o goleiro Diogo Silva a praticar bela defesa. O Ceará respondeu com Wescley, chute que Cássio defendeu no canto direito.

Como se não bastassem as dificuldades para segurar o ímpeto corintiano, o Ceará ainda colaborou involuntariamente com um gol contra. Aos 23, Mateus Vital cruzou da esquerda, João Lucas cabeceou e acertou o canto direito de Diogo Silva.

O Ceará chegou ao empate no minuto seguinte, mas teve o gol anulado pelo árbitro de vídeo. Ricardinho cobrou escanteio, Thiago Galhardo desviou de cabeça e Felippe Cardoso, desviou para o gol. Após o lance, o árbitro de vídeo, muito criticado pela lentidão na tomada de decisões, levou cerca de um minuto e trinta segundos para informar ao árbitro de campo, Paulo Roberto Alves Júnior, a posição irregular do atacante do Ceará, e gol foi anulado.

Mesmo em vantagem no placar, o Corinthians não abdicou do ataque, continuou acuando o Ceará em seu campo e chegou ao segundo aos 36 minutos.

Após belo passe de Clayson, Love invadiu a grande área, cortou o zagueiro e precisou de duas tentativas para acertar o canto esquerdo de Diogo Silva. Foi o 11.º gol do atacante nesta temporada.

No início do segundo tempo, o Corinthians perdeu Danilo Avelar, machucado. Sem poder contar com Fagner, cedido à seleção brasileira, atuou com seus dois laterais reservas.

Em desvantagem, o time cearense partiu para o ataque e o jogo ficou aberto. Aos nove, em um rápido contra-ataque, Thiago Galhardo entrou na área e obrigou Cássio e fazer boa defesa no canto esquerdo.

Aos 13 minutos, o Ceará diminuiu. Ricardinho fez belo lançamento para Thiago Galhardo, que apareceu nas costas da zaga e finalizou no canto direito de Cássio. Foi o oitavo gol do meia neste Brasileirão.

Após diminuir a desvantagem, o Ceará ganhou ânimo e aumentou a intensidade em busca do gol de empate. Mesmo na frente do placar, o Corinthians não abdicou completamente do ataque e buscou o terceiro gol.

No final do jogo, o VAR atuou novamente. O zagueiro Tiago Alves chegou a ser expulsou, após uma falta sobre o atacante Gustavo. Na revisão, o árbitro no gramado entendeu que não houve falta para vermelho e aplicou apenas o cartão amarelo ao jogador do Ceará.

E quando a partida se encaminhava para a vitória do Corinthians, o Ceará empatou o confronto. Aos 46 minutos, Leandro Carvalho cobrou escanteio e marcou um gol olímpico, dando números finais ao jogo.

Na 19ª rodada, a última do primeiro turno, o Corinthians encara o Fluminense, domingo (15), no estádio Mane Garrincha, em jogo que tem como mandante o time carioca. No sábado (14), o Ceará joga contra o contra o Botafogo, no Castelão.

*Com Estadão Conteúdo