Diego Alves quer voltar ao Brasil… mas quem pode contar com ele?

  • Por Jovem Pan
  • 13/07/2017 09h00 - Atualizado em 13/07/2017 09h33

Diego Alves falou que pegar pênaltis sempre foi "natural" para ele

Desejo de atuar na Copa da Rússia pode trazer Diego Alves ao futebol brasileiro

O goleiro brasileiro Diego Alves, um dos grandes destaques do Valencia nas últimas temporadas, estaria interessado em voltar ao Brasil. O motivo, segundo o jornal As, seria a oportunidade de ser convocado por Tite para a Copa do Mundo de 2018.

Fora dos planos do Valencia, que recentemente contratou o também brasileiro Neto, reserva de Buffon na Juventus, se especulava que Diego Alves seria transferido ao Deportivo La Coruña.

Se a razão para o retorno for mesmo a chance de ir para a Rússia, o La Coruña talvez seja uma vitrine com menos destaque que o Valencia. Mesmo com grandes atuações, com direito a marca de 25 pênaltis defendidos, Diego Alves foi apenas o 7º goleiro chamado por Tite, sendo titular somente no último amistoso contra a Austrália. Além disso, agora ele tem também a concorrência de Cássio e Vanderlei, observados de perto por Taffarel.

A notícia de que Diego Alves quer voltar ao Brasil foi recebida com animação principalmente pelos torcedores do Flamengo, que colocaram o nome do goleiro entre os assuntos mais falados do Twitter nesta quarta. O Rubro Negro já chegou a tentar a contratação de Diego Alves e é um dos clubes que tem poder aquisitivo para tal. Além disso, o time carioca resolveria a atual insatisfação com Alex Muralha, que tem ficado no banco de reservas nos últimos jogos.

Porém, o Flamengo não é o único que pode precisar de Diego Alves no momento. A Jovem Pan listou quais times pode entrar na briga pela repatriação do goleiro, seja por necessidade ou por ter condições de fazer investimentos altos. Confira:

São Paulo

Ninguém precisa mais de um goleiro que o São Paulo. Desde a aposentadoria de Rogério Ceni, nem as soluções caseiras, como Denis e Renan Ribeiro (atual titular), e a contratação de Sidão conseguiram atender o nível de exigência deixado após a saída do “Mito”.

Porém, é possível que a contratação de Diego Alves tenha um custo muito alto para a atual situação financeira do Tricolor. Apesar de sair de graça do Valencia, o clube teria que negociar o salário do goleiro, que era de 3 milhões de euros por temporada (mais de R$ 10 milhões por ano), valor inimaginável para qualquer time no Brasil.

EFE

Palmeiras

Além do Flamengo, o time com mais condições de trazer um reforço de peso é o Palmeiras. As falhas recentes de Fernando Prass têm incomodado os torcedores, porém eles veem em Jailson, que fez um grande Campeonato Brasileiro no ano passado, como o substituto ideal de Prass.

Vale lembrar que o goleiro titular do Verdão ainda não teve seu contrato, que se encerra no fim do ano, renovado, deixando-o livre para assinar pré-contratos durante esse semestre. A renovação de Prass, a titularidade para Jailson ou a procura por um novo goleiro ainda é uma incógnita entre os palmeirenses.

Atlético-MG

Voltar ao time onde começou a carreira é um dos casos mais comuns quando um jogador deseja retornar ao Brasil. E o Atlético-MG poderia se aproveitar desta situação. O Galo contratou Diego Alves quando ele ainda despontava nas categorias de base do Botafogo-SP e contou com o goleiro durante a campanha na Série B em 2006 e no Campeonato Mineiro em 2007, e foi campeão nos dois. No ano seguinte, Diego foi vendido ao Almería, da Espanha.

EFE

Junto com Flamengo e Palmeiras, é um dos times que mais tem investido em contratações de peso e, consequentemente, estava com uma das folhas salariais mais altas do futebol brasileiro, que ultrapassava os R$ 10 milhões no ano passado. Além disso, o Galo não tem o que reclamar do momento de Victor, apenas dois anos mais velho que Diego Alves.

Outras opções

Os outros destinos possíveis para Diego Alves seriam Grêmio, Cruzeiro e Fluminense. Todos os três possuem goleiros que têm a confiança da diretoria, mas já não agradam tanto a torcida quanto antes, principalmente por conta do alto número de gols sofridos neste Brasileirão. O Fluminense, por exemplo, está empatado com o Atlético-GO como o segundo time com mais gols tomados no Campeonato. Destes, somente o Cruzeiro tem feito contratações mais caras, mesmo assim, os valores envolvendo Diego Alves certamente assustam.