Federação define grupos do Paulistão e confirma lista ilimitada de jogadores da base

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2017 13h10 - Atualizado em 17/10/2017 13h19
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians/DivulgaçãoCorinthians é o atual campeão paulista

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu nesta terça-feira (17) os grupos da próxima edição do Campeonato Paulista. Por conta da pausa de um mês por conta da Copa do Mundo no meio do ano, o Estadual começará no dia 17 de janeiro, enquanto as finais estão marcadas para os dias 1º e 8 de abril.

O formato da competição permanece o mesmo dos últimos anos. Os times jogarão contra as equipes dos outros grupos. Os dois melhores de cada grupo se enfrentam nas quartas de final, com jogos de ida e volta, previstos para março. Os times com as duas piores campanhas na classificação geral serão rebaixados para a Série A2.

A principal mudança do Paulistão será na lista de inscritos. Em 2018, a competição permitirá que os clubes inscrevam jogadores das categorias de base em seus elencos. A lista de jovens até 21 anos é ilimitada, os atletas precisam fazer parte do clube por, no mínimo, um ano e ter participado de algum torneio organizado pela FPF.

Por outro lado, o regulamento da competição prevê que apenas cinco garotos poderão estar em campo simultaneamente, justamente para evitar jogos só com atletas sub-21. Já a lista oficial deverá ter 25 atletas inscritos, sendo três goleiros e 22 jogadores “de linha”.

Confira os grupos do Campeonato Paulista de 2018:

Grupo A – Corinthians, Linense, Ituano e Bragantino;

Grupo B – São Paulo, Ponte Preta, Santo André e São Caetano;

Grupo C – Palmeiras, Novorizontino, São Bento e Ferroviária;

Grupo D – Santos, Botafogo, Mirassol e Red Bull Brasil.