Barcelona e Real Madrid encaram pedreiras fora de casa antes do Superclássico

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2019 16h07
Divulgação FCBReal Madrid x Barcelona

Barcelona e Real Madrid, que lideram a tabela de classificação do Campeonato Espanhol, terão de superar as armadilhas de jogar no Anoeta e no Mestalla, respectivamente, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, antes de se enfrentarem no Superclássico da próxima quarta-feira.

O Barça lidera a competição com 34 pontos, mesmo número que o Real, que leva a pior no saldo de gols. Os ‘Blaugranas’ entrarão em campo primeiro, no sábado, para medir forças com a Real Sociedad, quarta colocada, com 27 pontos, atrás também do Sevilla, com 31. Já a equipe da capital fechará a rodada no domingo, contra o Valencia, que faz uma campanha de recuperação e aparece em oitavo, com 26.

O atual bicampeão jogou com time quase todo reserva na última terça-feira e venceu a Inter de Milão por 2 a 1 na Itália, eliminando os ‘Nerazzurri’ da Liga dos Campeões. Como o Barça já havia garantido vaga nas oitavas de final, o técnico Ernesto Valverde escalou apenas um titular, o atacante Griezmann, poupando forças para a sequência da temporada.

Valverde teve boas notícias para o jogo do fim de semana. Os laterais Nelson Semedo e Jordi Alba, que estavam machucados, foram liberados pelo departamento médico e estão à disposição.

A Real Sociedad iniciou a temporada encantando. Com um futebol ofensivo planejado pelo técnico Imanol Alguacil, a equipe basca chegou a dividir a liderança com os dois gigantes, mas venceu apenas um dos últimos quatro jogos e se distanciou do topo.

O Real Madrid, por sua vez, vem de vitória sobre o Club Brugge na Bélgica, com direito a dois gols de brasileiros, um de Rodrygo e um de Vinícius Júnior. Embora tenham deixado sua marca, os dois não têm vaga assegurada na formação inicial de Zinedine Zidane, que, assim como Valverde, preservou alguns atletas nesta quinta.

O problema para ‘Zizou’ é a lateral esquerda, porque Marcelo está machucado, e o reserva imediato, Ferland Mendy, terá de cumprir suspensão. As opções são improvisar Nacho, Éder Militão ou Dani Carvajal.

Pela frente, o Real terá um adversário em ascensão. O Valencia venceu quatro dos últimos cinco compromissos pelo Espanhol e se encheu de moral após derrotar o Ajax em Amsterdã e se classificar para o mata-mata da Champions pela primeira vez desde 2012.

De olho em possíveis tropeços dos dois primeiros, o Sevilla enfrentará o Villarreal, dono da 13ª posição, no domingo, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

Já o Atlético de Madrid, que se colocou entre os 16 melhores da Liga dos Campeões ao derrotar o Lokomotiv Moscou no Wanda Metropolitano, jogará contra o Osasuna no mesmo estádio, no sábado. O time dirigido por Diego Simeone é apenas sétimo no campeonato nacional, com 26 pontos.

17ª rodada do Campeonato Espanhol

Sexta-feira

Alavés x Leganés

Sábado

Granada x Levante
Real Sociedad x Barcelona
Athletic Bilbao x Eibar
Atlético de Madrid x Osasuna

Domingo

Getafe x Valladolid
Celta de Vigo x Mallorca
Espanyol x Betis
Sevilla x Villarreal
Valencia x Real Madrid

*Com informações da EFE