Liga sugere retorno do Campeonato Italiano no dia 13 de junho

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 13h17
Reprodução/InstagramDe Ligt em ação pela Juventus diante da Inter

A Liga italiana, conhecida como Serie A, propôs nesta quarta-feira (13) a retomada do campeonato nacional a partir do dia 13 de junho. Em nota, a entidade esclarece que o retorno do Calcio nesta data possibilitaria a conclusão da Copa Itália em campo. A decisão depende da autorização do governo local.

A Serie A deixa claro que o recomeço do torneio só acontecerá se todos os procedimentos estiverem de acordo com os protocolos médicos do governo exigidos para proteção dos jogadores e os demais profissionais do futebol.

Ministro do Esporte, Vincenzo Spadafora também foi cauteloso sobre a volta do futebol no país. “Se o campeonato voltar, como todos queremos, será porque tomamos essa decisão depois de uma série pensada de ações e de protocolos com segurança par todos. No supermercado é possível manter a distância e usar proteções. O futebol é por natureza um esporte em que não se pode manter distância. Os jogadores têm que correr, marcar, se chocar dentro da área”, declarou o ministro

O Campeonato Italiano foi paralisado no dia 9 de março devido à pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Restam 12 rodadas completas, além de quatro jogos atrasados: Inter de Milão x Sampdoria; Atalanta x Sassuolo; Verona x Cagliari e Torino x Parma.

Maior campeã da competição, a Juventus lidera com 63 pontos, apenas um a mais que a Lazio, segunda colocada do Italiano. Mais atrás, está a Inter de Milão, com 54.

A Itália é um dos países que mais está sofrendo com a pandemia na Europa. Segundo a Universidade Johnson Hopkins, são 221.216 casos e 30.911 óbitos contabilizados.