PSG vence Bayern de Munique por 2 a 0 e vai à semifinal do Mundial de Clubes
Na reta final da partida, Doué (78′) abriu o placar para o PSG e Dembélé (90′) selou a vitória do time parisiense, que nos últimos minutos precisou se defender com nove jogadores em campo

Com gols de Désiré Doué e Ousmane Dembélé, o Paris Saint-Germain derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0 neste sábado (5), em Atlanta, e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na reta final da partida, Doué (78′) abriu o placar para o PSG e Dembélé (90′) selou a vitória do time parisiense, que nos últimos minutos precisou se defender com nove jogadores em campo, após as expulsões de Willian Pacho e Lucas Hernández.
Os franceses vão disputar uma vaga na decisão do torneio contra o vencedor do confronto entre Real Madrid e Borussia Dortmund, que entram em campo ainda neste sábado. Esse duelo da semifinal será disputado na próxima quarta-feira, no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos arredores de Nova York. Nesse mesmo palco, Chelsea e Fluminense quem será o outro finalista da Copa de Clubes.
PSG e Bayern deram um show de futebol ofensivo, com grandes atuações de seus jogadores, que só demoraram a mexer no placar por inspiração dos goleiros Manuel Neuer e Gianluigi Donnarumma. O duelo emocionante entre os gigantes europeus só teve como ponto negativo a preocupação sofrida por Jamal Musiala nos acréscimos do primeiro tempo. O jovem perigoso alemão teve que ser retirado do campo maca após ser atingido com força no tornozelo esquerdo por Donnarumma em uma área dividida do tempo francês.
Lição de Musiala
Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao atacante português Diogo Jota, que morreu na quinta-feira passada em um acidente de carro na Espanha. Três titulares do PSG (Nuno Mendes, Vitinha e João Neves) conquistaram o título da Liga das Nações da Uefa com a seleção de Portugal ao lado do Jota há um mês.
Desde o apito inicial, os técnicos Luis Enrique (PSG) e Vincent Kompany (Bayern) fizeram seus jogadores atacarem implacavelmente a saída de bola do adversário, o que gerou várias roubadas de bola em zonas perigosas do campo. Em uma de suas investidas, Khvicha Kvaratskhelia deixou para trás Dayot Upamecano e ficou cara a cara com Neuer, que primeiro salvou o Bayern com uma defesa e depois jogou a bola dos pés do Georgiano.
Donnaruma também teve bastante trabalho no outro lado do campo e, aos 27 minutos, mostrou reflexos impressionantes ao zagueiro uma finalização de Michael Olise. O Bayern estava colocando o PSG contra as cordas, uma posição que o time francês recentemente viveu nesta temporada vitoriosa. “Era algo que esperávamos, uma partida contra um grande adversário que se tornou as coisas extremamente difíceis para nós”, analisou Luis Enrique após a partida no Mercedes-Benz Stadium.
Mas os alemães sofreram um grande golpe nos acréscimos do primeiro tempo. Musiala tentou buscar um lançamento longo na área do PSG e ficou preso entre Pacho e Donnaruma, que caiu sobre o tornozelo do atacante do Bayern enquanto mergulhava para pegar a bola. O goleiro italiano, ciente da gravidade da lesão, se ajoelhou visivelmente emocionado no gramado e teve que ser consolado pelos companheiros.
Musiala, de 22 anos, uma das joias do futebol alemão, teve retorno ao time titular do Bayern após vários meses se recuperando de uma lesão muscular. “Parece uma lesão no tornozelo, mas não vou diagnosticar na frente de vocês”, disse a Kompany à imprensa, relatando o clima no vestiário bávaro durante o intervalo.
“A situação do Jamal foi muito emotiva, todos nós vimos o que aconteceu, não parece nada bom. Esperamos que não seja muito grave e que ele se recupere da melhor forma possível”, afirmou o treinador.
Dembélé homenageia Diogo Jota
O jogo também não deu trégua no segundo tempo. Bradley Barcola teve grande chance dentro da área e parou em mais uma grande defesa de Neuer (70′). Quatro minutos depois, Dembélé também não aproveitou um erro do goleiro alemão na saída de bola e finalizou para fora com o gol aberto.
O ataque sufocante do PSG foi recompensado em jogo que começou com mais uma roubada de bola de João Neves e terminou nos pés de Doué, que chutou da entrada da área e pegou Neuer de surpresa. O PSG defendeu o resultado com unhas e dentes na reta final, principalmente depois da expulsão de dois jogadores.
Pacho recebeu cartão vermelho direto por uma entrada forte em Leon Goretzka (81′) e Lucas Hernández (90’+2) foi expulso por atropelar Raphael Guerrëiro. “Não tenho nada a dizer [sobre as expulsões]. É uma sensação muito estranha. É claro que a primeira ação do Pacho foi para vermelho, mas a segunda definitivamente não foi”, considerando Luis Enrique.
O Bayern foi com tudo em busca do empate e, depois de ter um gol de Harry Kane anulado por impedimento, Dembélé garantiu a vitória dos parisienses após um grande jogo individual de Achraf Hakimi. Em meio à alegria pelo gol, a camisa 10 do PSG se enviou no gramado e imitou a comemoração clássica de Diogo Jota para homenagear o português.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.