Quais seriam os campeões se os torneios europeus terminassem hoje?

  • Por Pedro Sciola
  • 02/04/2020 11h45 - Atualizado em 02/04/2020 11h49
Reprodução/LiverpoolLiverpool comemora vitória sobre o Bournemouth pelo Campeonato Inglês

O Club Brugge, líder do Campeonato Belga, está muito perto de ser oficializado vencedor do torneio na temporada 2019/20. Paralisadas por causa da pandemia do novo coronavírus, como as outras ligas europeias terminariam hoje, caso o mesmo critério fosse adotado?

Na Inglaterra, o Liverpool seria declarado campeão com sobras, já que possui 25 pontos de vantagem para o Manchester City, segundo colocado da Premier League, que tem um jogo a menos que os Reds. Restam apenas nove rodadas para o fim da competição.

A França vive situação similar. Principal potência do país, o Paris Saint-Germain comanda o torneio local com 12 pontos de diferença para Olympique de Marselha, mesmo com um jogo a menos que o rival.

Já na Espanha, decretar o Barcelona campeão, sem dúvidas, causaria muita polêmica. Isto, porque o clube catalão assumiu a ponta justamente em sua última partida, tendo apenas 2 pontos de vantagem para o rival Real Madrid com 11 partidas a serem realizadas para cada equipe.

O mesmo aconteceria na Itália. Vencedora das últimas oito edições do “Calcio”, a Juventus não está demonstrando tanta superioridade no país e tem apenas 1 ponto a mais que Lazio, dona de excelente campanha. Para piorar, um duelo entre as equipes, em Turim, ainda está marcado para 34ª rodada.

A Bundesliga é outro campeonato em circunstância completamente indefinida. Líder, o Bayern de Munique soma 6 pontos a mais que o quarto colocado Borussia Monchengladbach. Borussia Dortmund e RB Leipzig, segundo e terceiro colocados, respectivamente, estão na cola do gigante alemão.

Porto (Portugal), Ajax (Holanda) Zenit (Rússia), Dínamo Zagreb (Croácia) e Malmo (Suécia) seriam alguns outros clubes campeões no “Velho Continente”.

Vale lembrar, no entanto, conforme decidido pela Uefa na última quarta-feira (1º), que cada Federação será responsável por decidir o rumo de seus campeonatos.