Sorteio da Liga dos Campeões pode montar grupo só com campeões europeus

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2018 08h42
Divulgação/ UEFAFinal da Liga dos Campeões 2018/2019 será em Madri

A Liga dos Campeões terá seus grupos definidos nesta quinta-feira (30), em sorteio realizado em Monaco, na França, às 13h (de Brasília). E a expectativa está grande, porque existe a possibilidade de uma chave reunir até 4 campeões europeus.

As últimas vagas na Liga dos Campeões foram definidas nesta semana. AEK, Young Boys, Ajax, Benfica, PSV e Estrela Vermelha garantiram a classificação após disputarem um mata-mata.

Com isso, os potes do sorteio ficaram definidos assim:

Pote 1: Real Madrid, Atlético de Madri, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City, Juventus, Paris Saint-Germain e Lokomotiv Moscou.
Pote 2: Borussia Dortmund, Porto, Manchester United, Shakhtar Donetsk, Benfica, Napoli, Tottenham e Roma.
Pote 3: Liverpool, Schalke 04, Lyon, Monaco, Ajax, CSKA Moscou, PSV e Valencia.
Pote 4: Viktoria Plzen, Club Brugge, Galatasaray, Young Boys, Inter de Milão, Hoffenheim, Estrela Vermelha e AEK.

No sorteio será escolhido um time de cada pote, com apenas uma limitação: dois clubes de um mesmo país não podem ficar juntos.

A presença da Inter de Milão no pote 4 faz com que seja possível montar diferentes grupos que só tenham campeões europeus. Um exemplo é: Real Madrid, Borussia Dortmund, Liverpool e Inter de Milão. Outra possibilidade é: Bayern de Munique, Manchester United, Ajax e Inter de Milão.

E mesmo se não envolver equipes campeãs, é possível montar grupos com times de peso e cheios de qualidade, como este: PSG, Tottenham, Lyon e Galatasaray.

Mas é claro que também podem surgir grupos mais alternativos, com equipes pouco conhecidas e sem tanta tradição europeia. Um exemplo: Lokomotiv, Shakhtar, PSV e AEK.

Nos últimos anos o sorteio não tem feito muitos grupos da morte, o que tem gerado até suspeitas de manipulação. Mas desta vez parece ser mais difícil escapar disso, então a expectativa é grande para o sorteio.