Três jogadores do Ajax podem fazer jejum do Ramadã em dia de decisão da Liga dos Campeões

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2019 11h17 - Atualizado em 07/05/2019 11h17
Ajax/ Divulgação Ziyech (dir.) cogita fazer jejum religioso

Três jogadores do Ajax podem entrar em campo na semifinal da Liga dos Campeões sem terem comido nada por 15 horas. Na véspera do confronto decisivo contra o Tottenham, o time holandês ainda aguarda para saber se o lateral direito Noussair Mazraoui e os meias Hakim Ziyech e Zakaria Labyad farão jejum pelo Ramadã, o mês sagrado islâmico.

Um porta-voz do clube disse ao jornal “De Telegraaf” que os jogadores terão liberdade de escolha e que “se alguém quer jejuar neste período, terá que conversar com o treinador e o departamento médico”.

O único que se pronunciou até o momento é Mazraoui, que confessou que pensa em seguir os preceitos do islã e não comer nem beber durante o dia: “estou acostumado a fazer isso. Pode um atleta de alto nível deixar de comer se precisar fazer um grande esforço? Há opiniões divergentes, mas esta é a minha escolha. Eu me sinto bastante enérgico durante o Ramadã”, disse Mazraoui em entrevista com o jornal “Het Parool”.

Caso siga o jejum de forma rígida, o jogador não ingerirá nenhum alimento nem líquido nas 15 horas anteriores ao início do jogo, pois o amanhecer nesta quarta-feira em Amsterdã está previsto para as 6h da manhã e o pôr do sol às 21h15.

“A partida é às 21h (horário local). Às 21h15 teria a possibilidade de beber algo. Se jogar, posso rapidamente ir à beira do campo e tomar um gole”, comentou o jogador.

O fisioterapeuta do clube, Raymond Verheijen, recomendou tanto a Mazraoui como a Ziyech e Labyad que adiem o jejum. Em entrevista ao “De Telegraaf”, afirmou que “seria totalmente irresponsável cumprir o Ramadã nesta época da temporada”.

Segundo explicou o fisioterapeuta, a falta de alimentos e líquidos nas horas anteriores ao jogos faz com que os músculos se contraiam mais lentamente, aumentando o risco de sofrer lesões.

“Imagine que a partida termine em 1 a 0 para o Tottenham e, depois de 90 minutos, seja necessária uma prorrogação. Espero que os próprios jogadores pensem que isso é impossível”, ressaltou.

O Ajax venceu a partida de ida por 1 a 0. Sendo assim, bastaria um empate em casa, na Johan Cruijff Arena, para se classificar à final da Liga dos Campeões.

Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.