Mando de campo fez diferença nas quartas de final do Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 25/03/2019 08h29 - Atualizado em 25/03/2019 09h42
Rubens Chiri / saopaulofc.netTorcida são-paulina no Morumbi

O mando de campo fez diferença nas quartas de final do Campeonato Paulista. Isso fica evidente pelos resultados e desempenhos das 4 principais equipes, além dos históricos de cada uma delas. Agora as equipes farão os jogos de volta nesta semana, para decidir quem irá para as semifinais.

Santos e São Paulo estavam em momentos ruins e tinham desempenhos ruins fora de casa. Para os 2 times foi melhor começar as quartas de final jogando em casa, com apoio da torcida. Se começassem fora dos próprios domínios, provavelmente teriam que correr atrás de prejuízos em casa.

Deu certo. O Santos jogou no Pacaembu e, mesmo enfrentando a melhor equipe da 1ª fase, o Red Bull Brasil, mostrou superioridade. É verdade que o time de Campinas cometeu muitos erros, mas o Peixe teve o mérito de aproveitá-los muito bem para fazer 2 a 0. Agora, fora de casa, a equipe vai se classificar mesmo se perder por um gol de diferença.

O São Paulo teve a melhor atuação da temporada no retorno ao Estádio do Morumbi. O Tricolor venceu o Ituano com propriedade e poderia ter feito mais do que os 2 gols de Igor Gomes, mas a trave atrapalhou. Substituições erradas e um relaxamento no final resultaram no gol do time de Itu. Mas a vantagem de se classificar com um empate fora de casa é importante para um time que só tem 33% de aproveitamento longo dos próprios domínios.

Corinthians e Palmeiras, mesmo vivendo situações mais tranquilas, jogaram mal fora de casa, foram criticados pelos próprios técnicos e comemoram os empates, pois poderia ser pior. O Novorizontino quase abriu 2 a 0 contra o Verdão, pois teve uma cobrança de pênalti a favor. Fernando Prass defendeu e depois o time alviverde conseguiu o 1 a 1 com gol de Arthur Cabral. Felipão mostrou preocupação com a queda de desempenho do elenco.

A Ferroviária nem jogou tão bem quanto o Novorizontino, mas conseguiu fazer um golaço e segurou a vitória até os 42min do 2º tempo. Gustagol salvou o Timão mais uma vez, com outro gol de cabeça. Mas o técnico Fábio Carille criticou os jogadores do Timão após a partida, sabendo que a equipe jogou muito mal.

Agora Santos e São Paulo nem precisam melhorar muito o desempenho fora de casa para garantirem as vagas nas semifinais. Já Corinthians e Palmeiras terão a chance de classificação com vitórias simples em casa. Já aconteceram 5 grandes zebras nas quartas de final do Paulista com o atual regulamento. O cenário ficou favorável para os 4 times grandes, mas é preciso ficar alerta.

Veja as datas e horários dos jogos de volta:

26/03, às 20h: Red Bull Brasil x Santos (Campinas)
26/03, às 21h: Palmeiras x Ituano (Pacaembu)
27/03, às 19h15: Ituano x São Paulo (Itu)
27/03, às 21h30: Corinthians x Ferroviária (Arena Corinthians)