Messi é o melhor da história? Comentaristas opinam no 32º aniversário do craque
Lionel Messi completa 32 anos de idade nesta segunda-feira (21). Estrela do futebol mundial há mais de uma década, o astro do Barcelona e da seleção argentina teve uma temporada fantástica, com exibições memoráveis e números impressionantes. A importância do atacante na história do futebol só cresce, mas a pergunta fica: o astro é o melhor da história?
A questão foi levantada em diversos momentos nos últimos meses. Autor de 51 gols em 50 partidas pelo Barcelona, o craque brilhou com atuações de gala, como nas vitórias diante de Sevilla, pelo Espanhol, e Lyon e Liverpool, pela Champions League. Além disso, Messi ganhou pela sexta vez a Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior artilheiro das ligas europeias.
Por tudo isso, nomes como Ronaldinho Gaúcho, Andrés Iniesta e até Eden Hazard, novo reforço do rival Real Madrid, afirmaram neste ano que Messi é, de fato, o melhor da história. Programas esportivos do Brasil e do mundo também discutiram o tema efusivamente.
O rendimento de Messi foi tão “fora da curva” que a possibilidade do “ET” não ganhar a sua sexta Bola de Ouro, em votação que ocorre em setembro, é considerada baixa. O próprio Van Dijk, campeão da Liga dos Campeões com o Liverpool e apontado como concorrente, colocou Messi à sua frente.
“Não acho que mereça. Há pessoas que tomam essa decisão, não eu. Mas, como já disse, Messi é o melhor jogador do mundo. É a minha opinião”, comentou o zagueiro, eleito o melhor atleta do Campeonato Inglês.
O debate sobre “quem é o melhor de todos os tempos”, no entanto, esfriou. Messi até manteve o rendimento, mas participou da dolorosa eliminação do Barcelona na Liga dos Campeões e tenta não naufragar com a Argentina na Copa América.
Neste domingo (23), o craque esteve em campo no confronto decisivo entre Argentina e Catar, que culminou com a vitória da Albiceleste, que respira aliviada na busca de encerrar jejum de 26 anos sem conquistar um título.
Veja a opinião dos comentaristas da Jovem Pan
Mauro Beting
Do mesmo planeta de onde veio Pelé, tem um satélite chamado Messi. É o maior ser humano que já jogou futebol porque o Pelé é ET mesmo. Ele é maior que o Maradona porque o próprio Diego diz que ele tinha uma visão de campo maior que o Messi, mas que Messi tem uma visão maior de gol. E o gol vale mais. E, a cada jogo que passa, o Messi tem mais visão de campo, como enxergava o Maradona.
De uma objetividade, de um talento, de uma seriedade, de uma compenetração… muitas coisas parecidas com o Pelé, mas ainda faltam os títulos do Pelé e falta ser tão completo quanto o Pelé. Mas eu não coloco a perna esquerda do Maradona acima da do Messi. É o maior que eu vi jogar desde 1972 para cá.
Vampeta
Primeiro, parabéns para o Lionel Messi. Melhor da história ele não é, mas está entre os dez melhores por tudo que ele faz no Barcelona. Não vai tão bem na seleção argentina? É verdade. Mas pelo que eu sei de futebol, ele está entre os 10 melhores.
Nilson Cesar
Ele é o segundo melhor da história. É que o primeiro é um extraterrestre. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o melhor. O Pelé foi inventado em outro planeta. Qualquer comparação com o Pelé passa a ser uma sacanagem. Eu estou com 58 anos, então eu vi Pelé, o melhor ha história, disparado. Depois, eu coloco dois argentinos: Messi, o segundo, e Diego Armando Maradona, o terceiro.
Flávio Prado
O Messi, realmente, é um jogador especial, diferente. É um dos melhores que eu já vi jogar. Mas não tem a menor condição de ser comparado com o Pelé. O Pelé é indiscutível. Ele é uma mistura de Messi com Cristiano Ronaldo, com uma garra e uma pegada absurdas. Dizer que o Messi é o melhor ha história é uma loucura, mas o melhor dos últimos 10 anos seguramente. Ele é superior ao Cristiano Ronaldo.
Bruno Prado
É difícil falar de melhor da história, principalmente dos que eu não vi jogar. Dos que eu vi, com certeza o Messi é o melhor. Melhor que Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenômeno, Romário, Zidane, enfim. Na história, o Pelé é o grande nome. Acompanhando em vídeos, pelo o que ele fez, ele era um jogador com mais recursos que o Messi, finalizando melhor com as duas pernas com mais facilidade, era melhor no jogo aéreo. Por essas características e pelo número de gols, o Pelé está acima do Messi.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.