Dois meses após cirurgia, Willian tem evolução surpreendente: ‘Está à frente do que a gente espera’

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2019 17h45 - Atualizado em 21/02/2019 17h48
César Greco/Agência Palmeiras/DivulgaçãoWillian se recupera da cirurgia no joelho direito na Academia de Futebol

Um dos principais nomes do setor ofensivo do Palmeiras, Willian completou nesta quinta-feira (21) dois meses da realização do procedimento cirúrgico no ligamento cruzado anterior do joelho direito. E a evolução do atacante alviverde até o momento vem surpreendendo o departamento médico do clube.

“Estamos entrando na terceira fase, quando ele completa o segundo mês. Geralmente, essa fase a gente calcula entre a nona e a décima segunda semana. Começamos a inserir os trabalhos de agachamento. Movimento mais funcional e que exige um pouco mais do joelho, mas não de forma isolada. Ele faz o trabalho de força, mas não sobrecarrega a articulação do joelho”, explicou Jomar Ottoni, coordenador de fisioterapia do Palmeiras.

Segundo o responsável pela recuperação do camisa 29, as duas primeiras etapas da recuperação foram cumpridas sem dificuldades. Na primeira após à cirurgia, Willian recebeu orientações para iniciar a reabilitação em casa. A segunda fase começou em janeiro, quando o atacante se reapresentou na Academia de Futebol e surpreendeu pela mobilidade na articulação do joelho.

Ottoni disse ainda que, apesar da evolução de Willian, é necessário cuidado para os trabalhos não atrapalharem a cicatrização da cirurgia. “O Willian também já iniciou os trabalhos de cadeira aberta. Geralmente, o atleta que passa por esse tipo de cirurgia só começa a realizar essa fase a partir da décima segunda semana, mas como ele está com a estabilidade bem alta e o nível de força muito bom, nós já começamos”, afirmou.

“Em síntese, o Willian está muito bem. Está à frente do que a gente espera para essa fase, mas precisamos limitar por causa do tecido e por causa da fisiologia da cicatrização do tecido”, finalizou o coordenador de fisioterapia do Palmeiras.

Willian sofreu a lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito na partida contra o Vasco, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no lance que originou o gol da vitória e que garantiu ao clube alviverde o décimo título nacional. Desde que chegou ao Palmeiras, no início de 2017, Willian já disputou 121 jogos, marcou 34 gols e deu 15 assistências.