Números mostram alto nível da defesa do Palmeiras, mas ainda há um recorde para quebrar

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2019 11h02 - Atualizado em 10/05/2019 11h03
Palmeiras/ DivulgaçãoA dupla Luan e Gómez está em ótima forma

Não há dúvidas: o Palmeiras tem a melhor defesa do Brasil atualmente. Existem muitas estatísticas que mostram o alto nível do sistema defensivo comandado por Felipão. O time tem acumulado marcas positivas, mas existe um recorde que ainda pode ser buscado.

Levando em conta toda a temporada de 2019, o Palmeiras é o time que sofreu menos gols. Foram apenas 8 até aqui. E a vantagem é grande para os outros times. Cruzeiro e Grêmio aparecem em 2º lugar, com 13 gols sofridos.

Portanto o Palmeiras também tem a menor média de gols sofridos em 2019. O Verdão sofre 0,33 por jogo. Ou seja, leva um gol a cada 3 partidas em média. O 2º colocado, Grêmio, tem média de 0,52%. Ou seja, sofre um gol a cada 2 duelos em média.

Outra estatística que mostra a força da defesa do Palmeiras é a quantidade de tempo sem tomar gol. O Palmeiras não foi vazado em 70,8% do tempo que esteve em campo. Em 2º lugar está o Cruzeiro, na cola, com 68% do tempo sem sofrer gol.

O desempenho do sistema defensivo é ainda mais impressionante no Allianz Parque. Depois do jogo de quarta-feira (8), vencido por 1 a 0, o Palmeiras completou 7 partidas seguidas sem tomar gol na arena. Já é um recorde superado com sobras: antes o máximo era de 5 jogos, alcançados uma vez em 2015 e outra em 2016.

Recorde a ser alcançado

Os zagueiros Gustavo Gómez e Luan formam a principal dupla de zaga do Palmeiras e vivem ótima fase. Com eles em campo, o Verdão não sofre gol há 788 minutos (incluindo acréscimos e descontando eventuais substituições).

O recorde na história do Palmeiras é da zaga formada por Marcio e Vágner Bacharel. Em 1987, eles ficaram 1080 sem tomar gol jogando juntos. Ou seja, faltam 292 para que Luan e Gómez quebrem o recorde. Isso significa aproximadamente mais 4 jogos sem sofrer. Realmente é uma marca complicada para quebrar.

Descanso no final de semana?

Recentemente a dupla de zaga Luan e Gómez disputou 2 jogos consecutivos, contra Inter e San Lorenzo-ARG. Como Felipão gosta de fazer revezamento, principalmente no Campeonato Brasileiro, é provável que os 2 tenham descanso neste final de semana. Antônio Carlos e Edu Dracena devem ser titulares contra o Atlético-MG no domingo (12), às 16h (de Brasília). Essa dupla jogou contra o CSA recentemente e acabou levando um gol, em jogo que terminou empatado por 1 a 1.