Por suborno, ex-presidente da Conmebol é banido do futebol pela Fifa

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2019 16h18
Reprodução/TwitterJuan Ángel Napout foi banido do futebol por suborno

Juan Ángel Napout, ex-presidente da Conmebol e da Associação Paraguaia de Futebol (APF), foi banido do futebol pelo Órgão de Decisão da Comissão de Ética Independente da Fifa, segundo divulgou a entidade internacional nesta quinta-feira.

“A investigação sobre o senhor Napout diz respeito a uma série de propinas durante o período compreendido entre 2012 e 2015, relacionados à sua função na concessção de direitos de televisão e marketing de torneios da Conmebol”, diz a nota emitida pela Fifa.

O Órgão de Decisão considerou que o paraguaio infrigiu o artigo 27 do Código de Ética da entidade, que trata sobre suborno, por isso, determinou que ele não participe de qualquer atividade ligada ao futebol, nacional ou internacionalmente.

Napout, que dirigiu a Associação Paraguaia entre 2007 e 2014, a Conmebol entre 2014 e 2015, e também foi vice-presidente da Fifa, ainda foi condenado a pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços (R$ 4,1 milhões)

O dirigente foi detido em Zurique, na Suíça em dezembro de 2015, com outros integrantes do alto escalão do futebol das Américas, foi extraditado para os Estados Unidos, onde acabou condenado por fraude e associação criminosa.

  • Com informações da EFE