Santos anuncia contratação de Uribe com brincadeira ‘onde está o 9’

  • 30/05/2019 10h38
ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDOFernando Uribe é o novo reforço do Santos

O Santos finalmente acertou a contratação do atacante Fernando Uribe. O colombiano é o décimo reforço da equipe nesta temporada. Ele já treina, nesta quinta-feira (30), com o o elenco. Ele será apresentado ao meio-dia.

Em suas redes sociais, o Alvinegro aproveitou para brincar com o clássico “onde está o Wally?”, adaptado para “Onde está o 9?”. Escondido em meio à paisagem, o camisa 9 Uribe aparece.

O técnico Sampaoli já vinha pedindo um centroavante de ofício para sua equipe, já que, com o elenco atual, ele não tinha como fazer as variações táticas que gosta, com um homem de referência no ataque.

Números negativos

Uribe tem 31 anos e estava no Toluca-MEX antes de ser contratado pelo Flamengo, em junho do ano passado. O primeiro gol dele pelo time aconteceu mais de um mês depois. E apesar de ter disputado 20 partidas ao todo (16 como titular), ele só fez 6 gols ao todo.

Os números mais preocupantes são aqueles que mostram pouca participação de Uribe nas jogadas. De acordo com a Footstats, nestas 20 partidas, o colombiano deu apenas duas assistências para gol e 15 passes para finalizações de companheiros. Ele também acertou poucos passes (média de 12 por jogo), cruzamentos (1 ao todo) e nenhum lançamento. Portanto é um centroavante bastante fixo e limitado a finalizações.

Mas Uribe não mostrou grande qualidade nas finalizações. Ao todo ele tentou mandar a bola para o gol 29 vezes, mas só acertou o alvo 13 vezes. Ou seja, errou mais da metade das finalizações. Acertou apenas 44,8% das tentativas.