Com 5 problemas, São Paulo vai enfrentar maior revelação e melhor ataque do Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2019 10h05 - Atualizado em 22/03/2019 10h07
DivulgaçãoItuano goleou o Santos por 5 a 1

Depois de classificar no sufoco para as quartas de final do Campeonato Paulista, o São Paulo tem duas grandes preocupações. Além de precisar consertar 5 problemas, o Tricolor vai enfrentar um dos principais times do interior. O Ituano tem um ataque poderoso, com o melhor desempenho da 1ª fase, e conta com a maior revelação do campeonato, Gabriel Martinelli.

Ao todo o Ituano fez 19 gols em 12 jogos da 1ª fase. Só Santos e Red Bull Brasil conseguiram uma marca tão boa. Para efeitos de comparação, vale lembrar que o São Paulo só marcou 13 gols.

A principal atuação do Ituano gerou uma goleada marcante. Foi contra o Santos, quando o jogo terminou 5 a 1. O atacante Morato, ex-São Paulo, foi o principal jogador daquela partida.

Mas o grande destaque da campanha do Ituano é Martinelli, de apenas 17 anos. Ele se destacou na Copinha, em janeiro, e logo foi promovido ao time principal. Após 12 jogos, ele fez 6 gols e deu 3 assistências. Teve ótima atuação contra o Bragantino. É o segundo melhor atleta mais decisivo do Campeonato Paulista até agora. 

Tanto destaque gerou interesse de outros times maiores. Mas nem os clubes brasileiros devem conseguir contratá-lo. O empresário chegou a afirmar que recebeu 25 propostas, sendo 8 de clubes daqui. O mais provável no momento é que ele vá para o Arsenal-ING por R$ 21 milhões.

A história de Martinelli é curiosa, pois ele poderia ter surgido em um dos 4 maiores clubes paulistas. Primeiro ele jogou no futsal e nas categorias de base do Corinthians. Depois ele foi sondado pelo Santos, mas os empresários rejeitaram a proposta. Por fim, ele saiu do Timão porque a família quis morar em Itu.

5 problemas

Na última quarta-feira, o São Paulo teve uma atuação ruim contra o São Caetano e mostrou 4 problemas: o elenco inteiro mostra insegurança e falta de confiança; os laterais titulares (Igor Vinicius e Reinaldo) seguem jogando mal; a saída de bola não funciona com os volantes; e o ataque tem problemas, principalmente  por causa da inatividade de Gonzalo Carneiro.

Além de tudo, há um problema extra: o São Paulo terá que decidir a vaga fora de casa, em Itu. E até agora o Tricolor tem um péssimo desempenho longe dos próprios domínios, somando apenas 33% dos pontos disputados.

Por isso é importante o jogo de ida, que vai acontecer neste domingo (24), no Estádio do Pacaembu. O São Paulo precisa abrir uma grande vantagem para não passar vexame em Itu.