Em lua de mel com a torcida, São Paulo busca título inédito para se tornar ‘campeão de tudo’

Com o apoio de cerca de 60 mil torcedores, Tricolor entra em campo precisando de apenas um empate para ficar com o troféu

  • Por Pedro Sciola
  • 24/09/2023 08h00
EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO são paulo fc Lucas Moura brilhou na classificação do São Paulo para a final da Copa do Brasil

São Paulo e Flamengo se enfrentam na finalíssima da Copa do Brasil 2023 a partir das 16h (de Brasília) deste domingo, 26, no Morumbi. Após vencer a primeira decisão por 1 a 0, em pleno Maracanã, o Tricolor entra em campo precisando de apenas um empate para ficar com o título. Mais do que contar com a vantagem no placar, o time de Dorival Júnior terá a seu favor cerca de 60 mil pessoas empurrando em busca da conquista inédita. Dona de números impressionantes na temporada, a torcida são-paulina vem sendo importantíssima nesta edição do torneio, tornando o Cícero Pompeu de Toledo um verdadeiro “caldeirão”. Ao todo, em 28 partidas disputadas em 2023, o estádio recebeu 1.234.975 torcedores, contabilizando uma média de 44,1 mil por jogo. Com o forte apoio de sua torcida, a equipe somou 18 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no período, registrando um aproveitamento de 69% dos pontos. Mais especificamente nos confrontos eliminatórios, foram três classificações: Sport e Corinthians, pela própria Copa do Brasil, além de San Lorenzo, na Sul-Americana.

Em meio a esta “lua de mel” com o time, os torcedores do São Paulo emplacaram dois termos para classificar a “onda são-paulina” que vem ganhando mais força com o passar dos anos. O primeiro é “torcida que conduz”, comprovada pelos bons resultados do time como mandante e utilizada pelas uniformizadas nas redes sociais. O outro é a alcunha de “o mais popular”, que valoriza a origem do clube e também é adotada pela diretoria para exaltar o valor dos ingressos para os jogos no Morumbi — as entradas, normalmente, são mais acessíveis em comparação com as comercializadas pelos rivais Corinthians e Palmeiras. Esta política de preço, porém, não foi utilizada pela gestão Julio Casares para a final contra o Flamengo. A expectativa, inclusive, é que o jogo deste domingo registre um recorde de arrecadação no futebol nacional, com renda estimada em R$ 30 milhões.

Independentemente do aumento repentino no valor do ingresso, a tendência é que a torcida do São Paulo faça uma das festas mais impactantes da história recente do Morumbi. Além de estar na seca de títulos nacionais há 15 anos, os são-paulinos vivem a expectativa de comemorar uma conquista inédita. Multicampeão da Libertadores, do Mundial de Clubes e do Brasileirão, o Tricolor só não tem a taça da Copa do Brasil entre os torneios mais relevantes — até mesmo a Copa Sul-Americana está na galeria de troféus do clube. Assim, um resultado positivo diante do Flamengo fará com que o time se torne “campeão de tudo”.

A conquista também coroaria uma campanha impressionante do time de Dorival Júnior. Após passar por Ituano (3ª fase) e Sport (oitavas de final), o São Paulo eliminou o Palmeiras, um dos times mais fortes da América do Sul, com autoridade. Além de vencer o Verdão no Morumbi, o time de Calleri, Luciano e companhia também conseguiu um triunfo expressivo no Allianz Parque. Na semifinal, o Tricolor flertou com a eliminação ao ser derrotado pelo Corinthians, seu algoz de longa data, na Neo Química Arena. No duelo de volta, entretanto, a equipe são-paulina virou o placar agregado, contando com uma atuação especial de Lucas Moura, que voltou justamente para esta reta final de temporada. O título diante do Flamengo, detentor do elenco mais valioso do Brasil, seria a “cereja do bolo” para uma campanha para lá de especial.

São Paulo x Flamengo:

Data: 24/09/2023.
Horário: 16 horas (de Brasília).
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Provável São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Lucas Moura e Calleri. Treinador: Dorival Júnior.
Provável Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Erick Pulgar, Victor Hugo, Gerson; Gabigol, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Treinador: Jorge Sampaoli.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC).
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR).
VAR: Wagner Reway (PB).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.