Uma semana da novela PSG-Neymar-Barcelona: o que sabemos até o momento

  • Por Jovem Pan
  • 25/07/2017 09h35
Neymar pode trocar o Barcelona pelo PSG e deixar de ser coadjuvante para ser protagonista

Uma semana se passou desde que o interesse do Paris Saint-Germain pelo brasileiro Neymar veio à tona. A negociação milionária envolvendo o clube francês e o camisa 11 do Barcelona tomou conta dos principais jornais, sites e programas, como o Esporte em Discussão. Todos querem saber o desfecho dessa novela, que parece estar longe do fim.

Para sintetizar o caso, a Jovem Pan apresenta tudo aquilo que sabe até o momento. Confira:

Qual a situação do Neymar no Barcelona?

Neymar renovou seu vínculo com o Barcelona ano passado. O novo contrato do brasileiro com o clube catalão tem duração até 2021 e o seu salário chegou a ser triplicado, passando para aproximadamente 16 milhões de euros. Mesmo assim, o salário do atacante não é o maior do atual elenco: esse posto pertence ao argentino Lionel Messi.

Divulgação FCB

Salário de Neymar no Barcelona é de aproximadamente 16 milhões de euros

Quais os valores da negociação?

Segundo informações da imprensa espanhola, o Paris Saint-Germain estaria disposto a pagar a multa rescisória do camisa 11 do Barcelona, calculada em 222 milhões de euros. Além disso, o clube francês pretende propor um contrato de cinco anos, com um salário que poderia chegar à casa dos 40 milhões de euros por temporada.

Caso a negociação se concretize, Neymar iria receber o maior salário do futebol mundial, superando os 38 milhões de Carlos Tevez na China. O valor seria superior até aos dos últimos jogadores eleitos os melhores do mundo: Lionel Messi embolsa 24 milhões de euros, no Barcelona, e Cristiano Ronaldo, 21 milhões de euros, no Real Madrid.

Qual a posição do Barcelona em relação a Neymar?

Apesar das investidas do Paris Saint-Germain, o Barcelona aparentemente está tranquilo quanto à permanência do brasileiro no futebol espanhol. O presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, disse inclusive que é impossível alguém pagar a multa rescisória do contrato de Neymar, pois iria ferir as regras do Fair-Play Financeiro da Uefa.

Divulgação FCB

Diretoria e jogadores estão confiantes na permanência de Neymar no futebol espanhol

Quem está por trás da negociação?

Ao que tudo indica, Wagner Ribeiro não está participando da negociação entre Neymar e PSG. Quem está à frente das conversas é Neymar Silva Santos, o pai do atacante. Segundo informações de bastidores, Neymar pai tem fama de ser um negociador implacável, que não cede, mas também não faz muitas exigências.

Uma de suas preocupações em relação a possível ida do filho para o futebol francês é com a questão tributária, que já causou problemas com a justiça brasileira e espanhola, quando Neymar trocou o Santos pelo Barcelona. De acordo com a imprensa francesa, o presidente do PSG, o catari Nasser Al-Khelaifi, garantiu que ninguém iria sofrer mais com esses problemas.

Qual o impacto da ida de Neymar para a sua carreira?

Parece que ser a sombra de Lionel Messi incomoda Neymar. Trocar o Barcelona pelo PSG significaria a “libertação” do craque brasileiro. De coadjuvante passaria a ser o protagonista, o número 1 do time e grande trunfo para a conquista de campeonatos maiores, como a Liga dos Campeões. Caso a negociação se concretize, PSG e Neymar poderiam sair ganhando e muito.

Divulgação FCB

Caso vá para o PSG, Neymar seria o principal jogador do time