Há 45 anos, Seleção batia Tchecoslováquia com dois gols de Jairzinho; ouça

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2015 19h16

Brasil derrotou a Tchecoslováquia pelo placar de 4 a 1 em sua estreia na Copa de 1970

Youtube/reprodução Brasil x Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1970

Há exatos 45 anos, a Seleção Brasileira dava mais um importante passo para conquistar o tricampeonato mundial e derrotava a Tchecoslováquia pelo placar de 4 a 1, na primeira fase do grupo 3 da Copa do Mundo de 1970, disputada no México.

Em sua estreia na competição, o Brasil começou tomando um susto e, logo aos 11 minutos do primeiro tempo, os comandados de Zagallo sofreram um gol de Petras e largaram na partida com desvantagem de 1 a 0.

Ainda na etapa inicial, precisamente aos 24 minutos, Rivelino tranquilizou os torcedores brasileiros e, com um golaço em cobrança de falta sofrida por Pelé, deixou tudo igual no Estádio Jalisco, em Guadalajara (MEX).

No segundo tempo, o que se viu foi um show brasileiro. Aos 14 minutos da etapa complementar, após receber um belo lançamento, Pelé matou a bola no peito e mandou uma bomba para o gol, virando o placar no México.

Apenas quatro minutos mais tarde, Jairzinho recebeu outro lançamento primoroso de Gerson, deu um chapéu no goleiro Viktor e, na sequência, estufou as redes para fazer 3 a 1 contra a Tchecoslováquia.

O mesmo Jairzinho fechou a goleada por 4 a 1, já na reta final do jogo, depois de driblar os defensores e, em chute cruzado da direita, marcar o quarto e último gol da Seleção Brasileira.

O resultado abriria um Mundial histórico para o Brasil, que terminou a primeira fase com três vitórias em três partidas.

Ouça a narração de todos os gols da partida: