Hamilton lidera 1º treino de prova decisiva e deixa Rosberg em 2º; Massa é o 9º
Hamilton fez 1min42s869 no primeiro treino livre em Abu Dhabi
Hamilton fez 1min42s869 no primeiro treino livre em Abu DhabiLewis Hamilton saiu na frente no capítulo inicial do final de semana do GP de Abu Dhabi, prova que decidirá o título do Mundial de Fórmula 1, neste domingo, no circuito de Yas Marina. O piloto inglês cravou o tempo de 1min42s869 para liderar o primeiro treino livre da última corrida da temporada e superar com folga o alemão Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, que ficou em segundo ao percorrer a sua melhor volta em 1min43s243.
Em busca do inédito título na categoria máxima do automobilismo, Rosberg tem 12 pontos de vantagem sobre Hamilton na liderança do Mundial e precisará de um terceiro lugar para assegurar a taça e evitar um possível tetracampeonato do inglês. Determinado a conquistar mais uma vitória após ter subido ao topo do pódio nas últimas três provas, nos Estados Unidos, no México e no Brasil, e também contando com uma prova ruim do alemão para triunfar novamente na F-1, o tricampeão voou baixo com pneus ultramacios e sob o calor de 29ºC registrado neste treino.
Bem atrás do inglês, o alemão também superou por pouco o holandês Max Vestappen nesta primeira sessão livre. O jovem piloto da Red Bull ficou com o terceiro lugar ao cronometrar 1min43s297 e ficou logo à frente de seu companheiro de equipe, o australiano Daniel Ricciardo, que marcou 1min43s362.
A dupla da Red Bull, por sua vez, andou bem à frente do alemão Sebastian Vettel, que não conseguiu sequer andar na casa de 1min43s com a sua Ferrari, mas mesmo assim conquistou o quinto lugar ao cravar 1min44s005 na melhor das 27 voltas que percorreu neste primeiro treino em Abu Dhabi.
MASSA – Prestes a disputar a sua última corrida como piloto de Fórmula 1, Felipe Massa abriu este emocionante final de semana para a sua carreira com um razoável nono lugar neste trabalho inicial de pista nos Emirados Árabes Unidos. O piloto da Williams marcou 1min45s039 para se garantir entre os dez primeiros e ficar logo à frente do sueco Marcus Ericsson, que surpreendeu ao conquistar o décimo lugar com a Sauber ao cravar 1min45s168.
Massa, porém, foi quase meio segundo mais lento do que espanhol Carlos Sainz, oitavo colocado com a Toro Rosso ao cronometrar 1min44s685. Já a sexta e a sétima posições ficaram respectivamente com o mexicano Sergio Pérez, da Force India, e com o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari. O primeiro deles fez sua melhor volta em 1min44s155, enquanto o campeão mundial de 2007 marcou 1min44s556.
Outro destaque deste primeiro treino livre em Abu Dhabi foi o mexicano Afonso Celis, piloto de testes da Force India, que conquistou o 11º lugar e superou, entre outros, a dupla de veteranos pilotos da McLaren. O espanhol Fernando Alonso amargou um 18º lugar, enquanto o inglês Jenson Button foi ainda pior ao ficar em 20º. Este último, por sinal, avisou na quinta-feira que esta deverá ser a sua última corrida como piloto de F-1, embora ainda tenha contrato com a equipe inglesa até 2018.
NASR – Precisando mostrar serviço no GP de Abu Dhabi para ter maiores chances de conseguir se manter no grid da F-1, Felipe Nasr conquistou um bom 13º lugar neste primeiro treino livre, mas foi mais de meio segundo mais lento do que Ericsson, seu companheiro de Sauber. O sueco cravou 1min45s168, enquanto o brasileiro fez sua melhor volta em 1min45s778.
O segundo treino livre do GP de Abu Dhabi começa às 11 horas (de Brasília) desta sexta-feira. No mesmo horário deste sábado acontecerá a sessão classificatória para o grid, assim como a largada da corrida será às 11 horas de domingo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.