Hamilton vence na Espanha e assume ponta do Mundial; Massa fica em 13º

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2014 11h01

Na Espanha EFE Lewis Hamilton comemora vitória no GP da Espanha

Em mais uma prova praticamente impecável para a Mercedes, o britânico Lewis Hamilton, que largou na pole position, confirmou a vitória em Barcelona, no GP da Espanha, e assumiu a liderança da classificação do Mundial de Pilotos, ultrapassando pela primeira vez na temporada o companheiro alemão Nico Rosberg, que fechou em segundo.

A briga pela liderança foi bastante acirrada nos instantes finais de prova, quando Nico Rosberg encostou bastante no companheiro, mas Lewis Hamilton utilizou toda a sua habilidade para vencer a quarta na temporada.

Completou o pódio Daniel Ricciardo, da Red Bull, que conquistou um importante resultado para sua equipe. Ricciardo foi seguido pelo companheiro Sebastian Vettel, quarto colocado, e por Valtteri Bottas, da Williams, que fechou em quinto. Felipe Massa fez prova apagada e ficou apenas em 13º.

Com o triunfo, Lewis Hamilton assume a liderança do Mundial de Pilotos, com 100 pontos, ficando com três de vantagem para o companheiro Nico Rosberg, que soma 27 pontos.

A corrida em Barcelona começou bastante disputada e Felipe Massa, que largou na nona colocação, ganhou uma posição logo na largada. A dupla da Mercedes, formada por Lewis Hamilton, pole position, e Nico Rosberg largou muito bem e não demorou a abrir grande vantagem para os demais pilotos.

Valtteri Bottas, da Williams, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, brigaram pela terceira colocação nas primeiras voltas e o piloto da Williams manteve a posição por bastante tempo.

Na volta de número 20, Nico Rosberg fez a volta mais rápida da corrida naquele momento, completando em 1min31s667, mas na volta seguinte, Lewis Hamilton, que havia acabado de trocar pneus, cravou 1min31s214 e desbancou o companheiro.

Na 26ª volta, Kimi Raikkonen, Romain Grosjean e Fernando Alonso travaram uma bela briga pela quinta posição. Naquele momento, as duas Ferraris superaram o piloto da Lotus, que caiu para a sétima posição.

Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen eram os cinco primeiros colocados na volta de número 29.

Na parte intermediária do grid, a briga por posições era bastante acirrada. Na volta 41, Felipe Massa ultrapassou Kevin Magnussen, da McLaren, e assumiu a oitava posição.

Perto da volta 50, Nico Rosberg, que estava utilizando pneus mais macios, começou a diminuir sua desvantagem em relação ao companheiro de equipe Lewis Hamilton, que continuava na ponta.

Nas voltas finais, Rosberg foi colando bastante em Hamilton e a briga pela liderança ficou bastante interessante. O alemão encostou bastante no companheiro e teve a chance de vencer, mas Lewis Hamilton, com exímia frieza e habilidade, manteve a ponta e confirmou seu quarto triunfo na temporada.

A próxima etapa do Mundial será realizada no domingo (25), com o Grande Prêmio de Mônaco.

Confira o resultado final do GP da Espanha:

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1h41min05s155
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 0s636
3. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) – a 49s014
4. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 1m16s702
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) – a 1min19s293
6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 1min27s743
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a uma volta
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a uma volta
9. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) – a uma volta
10. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a uma volta
11. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a uma volta
12. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) – a uma volta
13. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) – a uma volta
14. Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) – a uma volta
15. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) – a uma volta
16. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) – a uma volta
17. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) – a uma volta
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) – a duas voltas
19. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) – a duas voltas
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) – a 2 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) – não completou (34 voltas)
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) – não completou (24 voltas)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.