Handebol feminino do Brasil vence a Noruega e estreia com vitória na Rio 2016

  • Por Agência Brasil
  • 06/08/2016 11h40
. Rio De Janeiro (Brazil), 06/08/2016.- Brazil's Jessica Quintino (L) and Deonise Fachinello (R) celebrate a goal during the women's Handball game between Norway and Brazil of the Rio 2016 Olympic Games at the Future Arena in the Olympic Park in Rio de Janeiro, Brazil, 06 August 2016. (Noruega, Brasil, Balonmano) EFE/EPA/MARIJAN MURATVitória brasileira na estreia do Hanball

O Brasil estreiou neste sábado (6) no handebol com vitória sobre a atual campeã olímpica, Noruega, com o placar de 31 a 28. A partida começou às 9h30, na Arena do Futuro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. O destaque foi a central Ana Paula.

A Noruega foi a responsável pela eliminação do Brasil nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres. No grupo A, além da Noruega, o Brasil encontrará, na primeira fase, Romênia, Espanha, Angola e Montenegro.

O Brasil terminou o primeiro tempo em vantagem (17 a 16). No segundo tempo, Ana Paula abriu o placar com arremesso pela lateral. Aos 6 minutos do segundo tempo, a Noruega alcançou o Brasil pela primeira vez no jogo (18 a 18). Um minuto depois, o Brasil retomou a liderança.

A seleção brasileira feminina de handebol busca uma medalha inédita nas Olimpíadas. As meninas do Brasil, que conquistaram o título mundial de 2013, estão entre as favoritas.

Ana Paula Belo se desvencilha de marcação para anotar gol na vitória brasileira na estreia do Hanball, contra a Noruega (EFE/EPA/MARIJAN MURAT)

Um dos destaques é a ponta direita Alexandra Nascimento, eleita a melhor do Mundo em 2012. O timpe reúne nomes como o de Ana Paula, que joga como cental e integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012, além de ter sido campeã com a seleção em 2013.

Handebol

O handebol estreou para os homens nos Jogos Olímpicos em Berlim 1936, na modalidade de campo, disputado com 11 jogadores por equipe. O esporte logo mudou para os ginásios, tendo uma diminuição para sete jogadores por equipe.

Nos Jogos do Rio, 12 seleções masculinas e 12 femininas disputam o pódio. As equipes serão divididas em dois grupos, jogando entre si. As quatro melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final.