Jogadores da Seleção se apresentam para concentração em Teresópolis

  • Por Jovem Pan
  • 26/05/2014 09h19
RIO DE JANEIRO, RJ - 26.05.2014: APRESENTAÇÃO/SELEÇÃO/RJ - O zagueiro Dante da seleção brasileira se apresenta nesta segunda-feira em hotel no Rio de Janeiro antes de seguir para Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para o início da preparação para a Copa de 2014. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress)Dante chega ao Rio de Janeiro para apresentação da Seleção

Convocado pelo treinador Luiz Felipe Scolari no último dia 7 de maio, o grupo da Seleção Brasileira iniciou efetivamente sua preparação para Copa do Mundo. Na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o elenco se apresentou em hotel e seguiu para o Centro de Treinamento da Granja Comary, onde realiza os ajustes finais para o torneio. O lateral esquerdo Marcelo, que conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid no último sábado, chega apenas nesta terça-feira.

Apesar de a apresentação estar marcada para as 10 horas (de Brasília), os primeiros jogadores chegaram antes mesmo das 9 horas. Atleta do Botafogo e morador do Rio de Janeiro, o goleiro Jefferson apareceu logo cedo no hotel, seguido por Fred, Dante e David Luiz. Principal destaque individual do grupo comandado por Scolari, o atacante Neymar estava no local desde madrugada.

“Estou com muita expectativa. É melhor chegar cedo do que atrasado (risos). O grupo inteiro está ansioso, então precisamos encontrar tranquilidade e trabalhar forte. Acho que todos nós estamos concentrados e unidos para Copa”, afirmou o zagueiro do Bayern de Munique, que chegou ao hotel 1h30 antes do horário agendado.

Previamente programado para sair no horário do almoço, o ônibus da Seleção, cercado pelo por policiais militares e federais, rumou ao Centro de Treinamento mais cedo, por volta das 10h30. A saída foi tumultuada por cerca de 150 professores da rede pública, que estão em greve há três semanas e protestaram contra a realização do Mundial, colando adesivos escritos “não vai ter Copa” nos vidros do ônibus, chutando o veículo e chamando os jogadores de mercenários.

Conforme programação divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os atletas passarão por exames médicos e testes físicos entre esta segunda-feira e terça-feira. Os primeiros treinamentos com bola em Teresópolis ocorrem em período integral nesta quarta-feira, quando também dão sequência aos exames clínicos.

A delegação da equipe verde-amarela segue no Rio de Janeiro até o próximo dia 1º de junho. Na sequência, embarca para Goiânia, onde dois dias depois disputa amistoso contra o Panamá, no Estádio Serra Dourada, às 16 horas (de Brasília). Já em 6 de junho, a Seleção mede forças com a Sérvia, no Morumbi. Nos dois amistosos, assim como na Copa do Mundo, o grupo volta ao CT da Granja Comary no mesmo dia em voos fretados.

Sede do torneio pela segunda vez em sua história, sendo a primeira em 1950, o Brasil estreia na competição em 12 de junho. Na partida de abertura desta edição, o time comandado por Luiz Felipe Scolari duela com a Croácia, às 17 horas (de Brasília), na Arena Corinthians. Para completar sua participação no Grupo A, ainda enfrenta o México, em 17 de junho, no Castelão, e Camarões, em 23 de junho, no Mané Garrincha.

Único país presente nas 19 edições da Copa do Mundo, o Brasil é também quem tem mais títulos do torneio, tendo triunfado em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Entretanto, a Seleção não realizou boas campanhas nas últimas edições e acabou eliminada nas quartas de final, sucumbindo diante de França (1 a 0) e Holanda (2 a 1), respectivamente.