Jovem Pan recupera áudio histórico de Brasil x Hungria na Copa de 1954; ouça

  • Por Thiago Uberreich
  • 09/03/2015 20h35
Reprodução/Youtube Brasil x Hungria - 1954

Lembranças da Copa do Mundo de 1954 são bastante escassas. Registros, então, entram na categoria de raridades. O repórter da Jovem Pan Thiago Uberreich conseguiu, com exclusividade, a narração da partida Brasil x Hungria, pelas quartas de final da competição.

O áudio foi obtido nos arquivos do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro, e traz quatro dos seis gols do jogo, que acabou com vitória da Hungria por 4 a 2 contra a Seleção Brasileira.

Isso porque os dois primeiros gols da Hungria, marcados aos quatro e aos sete minutos da primeira etapa, por Hidegkuti e Kocsis, respectivamente, não estão gravados.

Mas o áudio exclusivo conta com a narração de Antônio Cordeiro, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, dos gols de Djalma Santos, de pênalti, que deixou o placar em 2 a 1, o gol de Lantos, o terceiro da Hungria, também de pênalti, o gol de Julinho, o segundo do Brasil, e o gol de Kocsis, o quarto húngaro, que selou o placar de 4 a 2.

A derrota desclassificou a Seleção Brasileira – que vinha do trauma do “Maracanazzo” em 1950,ao perder o título para o Uruguai, e impulsionou a campanha húngara, que chegou à final e foi derrotada pela Alemanha, por 3 a 2.

Há ainda uma curiosidade sobre esse áudio raro: em determinado momento da partida a linha cai e o locutor que está no estúdio fala na transmissão que eles estão “dublando” o jogo, pois a narração de Antônio Cordeiro não está com qualidade.

Confira a narração completa no áudio acima.

Ouça também a narração exclusiva de Brasil x Iugoslávia pela Copa de 1950

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.