Lesão de Rafinha Alcântara desfalca time de “Rafaéis” na Champions; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2015 18h08
Rafael é um dos nomes mais comuns entre os participantes da atual Liga dos Campeões da Europa

O meia brasileiro Rafinha Alcântara, do Barcelona, sofreu uma grave lesão na primeira rodada da Liga dos Campeões ao dividir uma bola com o volante belga Nainggolan no empate em 1 a 1 com a Roma. Por conta disso, o filho de Mazinho ficará afastado dos gramados por pelo menos seis meses.

Além de desfalcar o Barça e a Seleção Brasileira, que havia defendido nos amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, Rafinha enfraquecerá também o time dos jogadores de nome “Rafael” (e suas variações na Liga dos Campeões).

Rafael Alcântara do Nascimento – o Rafinha Alcântara do Barcelona

Um dos cinco brasileiros chamados “Rafael” na atual Liga dos Campeões, Rafinha Alcântara tinha tudo para ser o de maior destaque entre os xarás, especialmente pela confiança ganha na boa atuação pela Seleção contra os Estados Unidos. No entanto, o jovem meia 22 anos acabou se contundido e perderá boa parte da competição.

Marcio Rafael Ferreira de Souza – o Rafinha do Bayern de Munique

O lateral-direito revelado pelo Coritiba está na Europa desde 2005 e no Bayern desde 2011, onde reveza momentos como titular e como reserva. Hoje com 30 anos, Rafinha tem quase 150 jogos realizados pela equipe bávara e coleciona títulos como a Liga dos Campeões e o Campeonato Alemão (três títulos).

Raffael Caetano de Araújo – o destaque do Borussia Mönchengladbach

Atacante habilidoso e bom finalizador, Raffael é irmão do meia Ronny, que jogou pelo Corinthians, e conquistou o status de ídolo da torcida do Mönchengladbach. Entretanto, não tem evitado o péssimo início de temporada da equipe que ficou na terceira colocação o Alemão da temporada passada: derrota para o Sevilla na estreia da Champions e quatro derrotas em quatro partidas no torneio nacional.

Rafael Pereira da Silva – o irmão de Fábio, ex-Manchester e agora no Lyon

Os gêmeos Fábio e Rafael saíram do Fluminense para defender o Manchester United em 2007, mas não deram certo. Oito anos depois, Fábio está no Cardiff City, enquanto Rafael, que teve momentos melhores pelos Diabos Vermelhos, foi para o Lyon neste ano. Com isso, terá a chance de jogar mais uma vez no principal torneio de clubes da Europa e brigar pelo Campeonato Francês – o Lyon ficou na segunda colocação na temporada passada.

Rafael Scapini de Almeida – o Rafinha do Gent, da Bélgica

O mais desconhecido da turma dos “Rafaéis”. Scapini já tem 33 anos de idade e, revelado pelo Campinas FC, joga na Europa desde 2005. Jogou em três times da Finlândia (AC Oulu, Tampere United e HJK Helsinki, onde foi campeão finlandês) antes de chegar ao Gent, da Bélgica em 2011. Rafinha joga tanto como volante quanto como zagueiro.

BÔNUS: Rafa Benítez – técnico do Real Madrid

Ele não é brasileiro, mas também é Rafael: Rafa Benítez Maudes assumiu o Real Madrid ao fim da temporada passada no lugar de Carlo Ancelotti e, assim, voltou a dirigir um time de ponta na Europa. Além, é claro, de entrar para o “Rafael Futebol Clube”, o time de homônimos que disputam a Liga dos Campeões. De quebra, é um dos favoritos a levar o torneio com a equipe merengue e craques como Cristiano Ronaldo, Benzema e James Rodríguez.