Melhor do primeiro turno do Alemão, Douglas Costa pode ser um 2º Neymar?
Boa parte da torcida brasileira parece não ter percebido ainda, mas a Seleção conta, entre suas opções, com um craque de nível mundial além de Neymar. Seu nome é Douglas Costa, atacante que joga pelos lados do campo e, pelo Bayern de Munique, tem feito estragos nas defesas adversárias na Alemanha. Prova disso foi sua eleição como melhor jogador do primeiro turno do campeonato local, com votos dos próprios jogadores da Bundesliga.
O reconhecimento não é pouca coisa. Com 30,3% dos votos, o brasileiro ficou à frente de Pierre-Emerick Aubameyang, que fez 18 gols em 17 partidas na competição, Thomas Muller e Robert Lewandowski, entre outras estrelas. Ou seja: o jogador revelado pelo Grêmio em 2008 conseguiu se destacar mesmo em um dos campeonatos de mais alto nível na Europa.
Em 12 jogos pelo Alemão, Douglas Costa fez dois gols, como este abaixo:
E deu nada menos que 12 assistências, como esta a seguir:
Caso consiga repetir essas atuações na Seleção Brasileira, o ex-atleta do Shakhtar Donetsk pode se credenciar para uma importante função: ser o “substituto” de Neymar. A palavra “substituto” aparece entre aspas porque Douglas Costa não seria reserva do camisa 10, mas a melhor opção para desequilibrar partidas, com seus dribles e sua velocidade, quando Neymar não o fizer.
Isso, inclusive, já aconteceu no duelo contra o Peru, em novembro, pelas Eliminatórias. Neymar não foi decisivo, mas Douglas Costa foi, com um gol, uma assistência para Renato Augusto e a jogada que terminou em gol de Filipe Luís.
O reconhecimento dos colegas de Bundesliga, as jogadas, os gols e as assistências colocam o atacante entre os melhores jogadores do mundo na atualidade. Basta, agora, manter uma boa sequência de jogos pela Seleção Brasileira para cair no gosto da torcida e se credenciar como um “novo Neymar” em campo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.