Mesmo parando para ir ao banheiro, eslovaco leva o ouro na marcha em Pequim

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 01h58

Pequim, 29 ago (EFE).- Com direito a uma parada estratégica para ir ao banheiro, Matej Toth dominou de ponta a ponta a prova da marcha atlética de 50km do Mundial de Atletismo de Pequim e conquistou neste sábado o primeiro ouro da Eslováquia na história dessa competição.

Atual vice-campeão da Europa e líder do ranking mundial, o eslovaco fez praticamente uma exibição solo durante a prova, que completou em 3 horas, 40 minutos e 32 segundos, com quase dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado.

A prata ficou com australiano Jared Tallent, com a marca de 3h42min17, e o japonês Takayuki Tanii completou o pódio com o tempo de 3h42min55.

O campeão anterior dessa prova, o irlandês Robert Heffernan, ficou apenas com o quinto lugar, com o tempo de 3h44min17.

Seu domínio duranta a prova foi tão grande que Toth protagonizou uma cena inusitada. Na altura da metade do percurso, ele abriu uma vantagem confortável na liderança e aproveitou para fazer um “pit stop” no banheiro.

Mesmo com a parada, conseguiu retornar ainda na liderança e vencer a prova, cujo recorde absoluto ainda pertence ao francês Yohann Diniz, que estabeleceu a marca de 3h32m33 em 2014. EFE