Na volta às piscinas, Phelps bate Lochte e leva ouro nos 100m borboleta

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2015 05h11

Houston (EUA), 16 abr (EFE).- Michael Phelps voltou às competições oficiais após seis meses de suspensão mostrando que ainda pode retomar seu reinado nas piscinas: bateu o compatriota Ryan Lochte e ficou com a medalha de ouro nos 100 metros borboleta na quarta etapa da Arena Pro Swim Series, que está sendo disputado em Mesa, nos Estados Unidos.

Depois de cravar o melhor tempo nas eliminatórias, Phelps repetiu o bom desempenho na final e foi o único a completar a prova abaixo dos 53 segundos, com o tempo de 52s38. Lochte ficou com a prata (53s11), seguido de Tom Shields (53s18), completando o pódio ao conquistar a medalha de bronze.

Apesar de comemorar o desempenho no primeiro dia de competição, o multicampeão ressaltou que precisa melhorar para buscar seu principal objetivo no retorno às piscinas: participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“É certo que eu poderia ter tomado centenas de caminhos diferentes, mas o mais importante de tudo é que voltei a entrar na água e competir, algo que eu queria muito fazer”, afirmou o nadador, de 29 anos, vencedor de 22 medalhas olímpicas, 18 delas de ouro.

Derrotado mais uma vez pelo amigo e rival, Lochte se disse “feliz e contente” pela volta de Phelps, comemorando também o desejo do companheiro de equipe de voltar a disputar os Jogos Olímpicos.

“Ao chegar a esse tipo de nível na competição, como ocorre com Phelps, o maior de todos os tempos, se torna muito difícil tomar a decisão de deixar tudo pra trás. Sentimos falta e isso que aconteceu com ele”, afirmou o nadador.

A presença de Phelps no Arena Pro Swim Series gerou um grande interesse dos torcedores. Ele ainda deve participar dos 100 metros costas, do revezamento 400 metros livres, provas programadas para a rodada desta sexta-feira. Já no sábado, o nadador disputará os 100 metros livres e os 200 metros medley.

As arquibancadas do Skyline Aquatic Center de Mesa ficaram lotadas para a volta de Phelps. Os organizadores do evento confirmaram que todos os ingressos de hoje e do sábado também foram vendidos. EFE