“Não deixou dúvidas da diferença técnica”, afirma Brunoro sobre Palmeiras de 1993

  • Por Rafael Souto/Jovem Pan
  • 11/06/2016 13h41
José Carlos Brunoro Reprodução José Carlos Brunoro

O clássico entre Palmeiras e Corinthians sempre rendeu histórias interessantes, não é à toa que o dia 12 de Junho de 1993 ficou marcado como o “O Dia da Paixão Palmeirense”.

Um dos responsáveis por montar o time que quebrou o jejum de 16 anos sem títulos expressivos, José Carlos Brunoro relembrou a atmosfera que envolveu o jogo decisivo da final do Paulistão, uma vez que o Palmeiras perdeu o jogo de ida por 1 x 0: “a gente teve uma semana , da segunda e na terça, bem difícil, pois a derrota não era esperada, então causou um pouco de insegurança. A partir do terceiro treino percebemos que dificilmente perderia.”

Para o ex-dirigente do Palmeiras, bastou calma e tranquilidade para que os jogadores pudessem perceber que a virada era possível. Mesmo assim, a tensão pelo jejum causava alguma apreensão entre os atletas, sobretudo após o resultado do primeiro jogo: “Quando tomamos o gol do Viola, o time sentiu muito essa pressão, não teve uma situação de reação.”.

O único gol do jogo de ida saiu dos pés do folclórico Viola, que comemorou imitando um porco, feito que provocou bastante os atletas palmeirenses e foi usado pela diretoria como motivação: “nós passamos muitos vídeos desse lance. Nós criamos um material para esse jogo e passamos muito esse vídeo. Também passamos um vídeo com tudo de bom que eles fizeram de bom durante o campeonato.”, afirmou Brunoro.

Se para todos os torcedores, o Palmeiras que conquistou o título de 1993 foi um dos melhores da história do clube, José Carlos Brunoro não consegue apontar apenas um destaque do elenco, uma vez que algumas contratações chegaram como verdadeiras apostas: “o elenco era muito bom, muita gente fala que nós éramos o elenco mais forte, mas o pessoal esquece que o Roberto Carlos, o Edmundo, o Edílson e outros eram jovens jogadores”, analisou.

Brunoro que ainda completou apontando que o time se baseava no conjunto para buscar as vitórias: “não destaco ninguém, sempre gostei do Evair nestes momentos, mas acho também que tínhamos ótimos jogadores em todas as posições. Era um time de conjunto.”, finalizou.

Com gols de Zinho, Edilson e dois de Evair, o Palmeiras aplicou uma sonora goleada de 4 x 0 e sacramentou o título num Morumbi abarrotado de torcedores das duas equipes. Para o atual executivo do Deltas, clube da liga inferior dos Estados Unidos, o resultado refletiu a diferença dos dois diferenças: “não deixou dúvidas da diferença técnica. O Corinthians chegou por ser Corinthians, naquela coisa da raça corintiana que é fantástica. Esse é o Corinthians, você não pode desprezar de jeito nenhum, mas tecnicamente o time do Palmeiras era melhor e demonstramos claramente nesse jogo.”.

Sobre o atual elenco palmeirense, Brunoro demonstra confiança no trabalho de Cuca e acredita que o técnico pode fazer um bom trabalho: “no fim, estão jogando três jogadores da base e mais algumas trocas que ele fez, o Cuca tem essa vantagem de saber montar uma equipe, ele sabe discernir bem isso. Agora com o Cuca tendo uma boa influência no elenco e também nas contratações, eu acho que a coisa vai melhorar bastante.”, finalizou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.