No basquete masculino, Brasil bate Canadá e conquista ouro pela 6ª vez
Seleção de basquete comemorando o título
Seleção de basquete comemorando o títuloEm busca de redenção após maus resultados em competições continentais, a seleção brasileira masculina de basquete venceu neste sábado o Canadá por 86 a 71, e garantiu assim a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Impecável nos dois primeiros quartos, a equipe comandad por Rubén Magnano chegou a ver o adversário, anfitrião da competição, encostar e ficar a nove pontos no último quarto, mas conseguiu reagir e sacramentar a vitória e o sexto título no Pan – os outros foram em 1971, 1987, 1999, 2003 e 2007.
O cestinha da partida foi o ala Anthony Bennett, com 16 pontos, enquanto três atletas do Brasil fizeram 13, Augusto Lima, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir.
Nos últimos anos, a seleção vinha acumulando maus resultados quando não conta com atletas da NBA e do basquete europeu. No último Pan, após três conquistas seguidas, veio o quinto lugar. Em 2013, na Copa América, o grande vexame, com a última colocação em chave com rivais inexpressivos, como Uruguai e Jamaica.
O resultado fez com que a vaga no Campeonato Mundial só viesse por meio de convite. No Sul-Americano, ainda em 2014, o Brasil ficou com a terceira colocação, no limite para garantir vaga nos Jogos de Toronto.
O Canadá, por sua vez, contou com dois atletas que disputam a NBA. Além de Bennett, do Minnesota Timberwolves, o ala-pivô Andrew Nicholson atua no Orlando Magic. O pivô Sim Bhullar, além disso, tem passagem pelo Sacramento Kings.
Esta foi a primeira medalha do país-sede na disputa do basquete masculino em Jogos Pan-Americanos. Mais cedo, os Estados Unidos venceram a República Dominicana por 87 a 82 e conquistaram a medalha de bronze.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.