No equilibrado Clausura, Pumas e Santos Laguna tentam garantir classificação

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2014 17h44

Cidade do México, 10 abr (EFE).- Pumas e Santos Laguna podem garantir vaga nas quartas de final do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano, em caso de vitórias sobre Veracruz e Atlante, respectivamente, neste fim de semana, pela 15ª rodada.

Na teceira posição com 21 pontos, o Pumas visitará um desesperado Veracruz, que luta contra o rebaixamento para a segunda divisão, neste sábado. Apesar da fragilidade do adversário, o meia David Cabrera admite que será um jogo perigoso, em que uma derrota pode complicar a classificação.

“Sabemos que eles vão jogar a vida para se salvarem, e isso torna a partida perigosa. Se eles ganharem irão se salvar, e nós podemos perder muitas posições na tabela”, disse o meia

O Clausura está marcado pelo equilíbrio na briga entre terceiro e sexto lugar, já que o Cruz Azul lidera com 32 pontos, seguido pelo Toluca, que está com 28. O Pumas até o 14º colocado Querétaro, a diferença é de quatro pontos, isso faltando três rodadas para o fim da competição. Nada que tire a confiança de Cabrera.

“A vaga está em nossas mãos. Se ganharmos as partidas restantes estaremos classificados. Então, vamos jogar três finais, que serão difíceis, mas vamos entrar para ganhar”, concluiu.

O Santos Laguna está numa situação parecida. Quarto colocado, também com 21, o time quer garantir a vaga antecipada, assim como fez na Taça Libertadores. No domingo, a equipe recebe o Atlante, que será rebaixado caso não vença o jogo.

Outro time que vem bem na Libertadores é o León, que nesta quarta-feira, venceu o Flamengo em pleno Maracanã, e garantiu vaga nas oitavas de final. Para fazer o mesmo no Torneio Clausura, só a vitória interessa.

Como foi campeão do Apertura, o time do experiente zagueiro Rafa Márquez deu prioridade a competição sul-americana e se complicou na mexicana, em que escalou os reservas na maioria dos jogos. O León é 11º colocado, com 17 pontos, a três de distância da zona de classificação para as quartas de final.

No domingo, o León visitará o Toluca, que ainda luta pelo primeiro lugar na fase de classificação. O primeiro colocado Cruz Azul, por sua vez, receberá o Pachuca.

O domínio dois líderes da competição, no entanto, não se restringe apenas ao México. Os dois times romperam as fronteiras do país e farão a final da Liga dos Campeões da Concacaf, em partidas de ida e volta, nos dias 15 e 22 de abril. O campeão garantirá vaga no Campeonato Mundial de Clubes, em dezembro.

Por sua vez, o América, que é quinto na tabela com 20 pontos, pode encaminhar sua vaga caso derrote o Puebla, no domingo, fora de casa. Apesar de estar bem na tabela, o técnico Antonio Mohamed declarou publicamente que está insatisfeito com a campanha do time.

“Mediocridade: essa é a definição do que temos apresentado, e por isso estamos na parte intermediária da tabela. Apenas duas equipes têm sido regulares, abaixo deles estão nove equipes que estão separadas por poucos pontos, o que significa que se perdermos nesta reta final, estaremos eliminados,” disse o técnico.

None

Programação da 15ª rodada do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano.

None

Sexta-feira.

Querétaro – Atlas.

Sábado.

Veracruz – Pumas.

Cruz Azul – Pachuca.

Tigres – Tijuana.

Jaguares – Monterrey.

Domingo.

Toluca – León.

Puebla – América.

Chivas Guadalajara – Morelia.

Santos Laguna – Atlante. EFE