Obama confia em que Jogos Olímpicos de Sochi serão “seguros”

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2014 15h28

Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi tem causado preocupação com ameaça de atentado

Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi tem causado preocupação com ameaça de atentado

O presidente americano Barack Obama afirmou nesta sexta-feira que considera os Jogos Olímpicos de Inverno “seguros”, competição que começa no dia 6 de fevereiro em Sochi, e negou que Washington “esteja desencorajando” seus cidadãos a comparecer ao evento esportivo.

“O que eu diria é que, se quiserem ir para as Olimpíadas, devem ir. Não estamos desanimando, de nenhuma forma, os americanos a participarem do evento que sempre é assombroso e maravilhoso”, disse Obama em entrevista à “CNN”.

Obama acrescentou que aos americanos falaria “que Sochi é seguro e que sempre existem alguns riscos nestas grandes reuniões internacionais”.

Os Estados Unidos expressaram em várias ocasiões sua preocupação pela segurança em Sochi e ofereceram repetidamente sua colaboração com a Rússia, sobretudo depois que dois atentados suicidas sacudiram no final de ano passado a cidade russa de Volgogrado, também no sul do país, e deixaram mais de 30 mortos.

No entanto, o líder reconheceu que se sente mais confiante quando os grandes eventos públicos acontecem nos Estados Unidos porque contam “com pleno controle sobre o que ocorre”.

Obama indicou, além disso, que os Estados Unidos e Rússia colaboraram na preparação dos planos de segurança.

“As autoridades russas entendem quais são os riscos aqui. Entendem que há ameaças potenciais aí fora (…) Olhamos seus planos. Acho que temos uma boa percepção da segurança que aplicaram para proteger não só os atletas, também aos visitantes”, acrescentou o presidente americano.

São esperados mais de 230 esportistas, 270 treinadores, e cerca de 10 mil cidadãos americanos em Sochi por conta dos Jogos de Inverno.