Bill Walton, lendário pivô da NBA, morre aos 71 anos
Ex-jogador, que conquistou títulos com Portland Trail Blazers e Boston Celtics, lutava contra um câncer; ele está no Hall da Fama do basquete
O lendário Bill Walton, que fez sucesso na NBA durante as décadas de 1970 e 1980, morreu nesta segunda-feira (27). O ex-jogador, que conquistou dois títulos da liga com Portland Trail Blazers e Boston Celtics, lutava contra um câncer há bastante tempo. Além disso, Walton está no Hall da Fama do basquete e atuou como comentarista por anos. Walton entrou na NBA em 1974 como a primeira escolha geral do draft daquele ano. Em Portland, ele se destacou como um dos jogadores mais dominantes da liga, conquistando o título em 1977 e sendo eleito o MVP (sigla em inglês para jogador mais valioso) da temporada seguinte. Posteriormente, ele jogou pelo San Diego Clippers e Boston Celtics, onde conquistou seu segundo título, em 1985. Walton encerrou a carreira em 1988, com números impressionantes, incluindo mais de 6.000 pontos, 4.900 rebotes e 1.500 assistências.
Sua entrada no Hall da Fama ocorreu em 1993 e, desde então, ele se dedicou à carreira de comentarista nos Estados Unidos. A notícia de seu falecimento foi confirmada pela NBA, e o comissário Adam Silver destacou a importância e o legado de Walton para o basquete. Além de sua carreira no basquete, Bill Walton também era pai de Luke Walton, ex-jogador da NBA e bicampeão da liga pelo Los Angeles Lakers. Luke, atualmente com 44 anos, seguiu os passos do pai e atua como treinador, sendo assistente técnico no Cleveland Cavaliers. A morte de Bill Walton representa uma perda significativa para o mundo do basquete, que reconhece sua contribuição e legado para o esporte.
Veja homenagens nas redes sociais
Bill Walton was one of the most consequential players of his era. A Hall of Famer, Most Valuable Player, and two-time NBA Champion, Walton could do it all, possessing great timing, complete vision of the floor, excellent fundamentals, and was of one of the greatest passing big… pic.twitter.com/AW1PIUxALk
— Boston Celtics (@celtics) May 27, 2024
Rip City icon & basketball legend.
Rest in Peace, Bill 🕊️ pic.twitter.com/czZ4IiX6m2
— Portland Trail Blazers (@trailblazers) May 27, 2024
We have lost one of the greatest players and personalities that this franchise, this sport and this region have ever known. Bill Walton is synonymous with Southern California basketball: a San Diego native, a UCLA phenom, a Clipper icon.
He defined the game as a player, a… pic.twitter.com/KAXvnG8Mkk
— LA Clippers (@LAClippers) May 27, 2024
UCLA mourns the passing of two-time NCAA champion Bill Walton, a Naismith Hall of Fame inductee (1993) and charter member of the @UCLAAthletics Hall of Fame (1984).
𝑰𝑵 𝑴𝑬𝑴𝑶𝑹𝑰𝑨𝑴: https://t.co/VwZwd9uVDs pic.twitter.com/6GrCWvplK7
— UCLA Men’s Basketball (@UCLAMBB) May 27, 2024
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.