Rússia paga dívida e evita expulsão da Federação Internacional de Atletismo
A Federação Russa de Atletismo anunciou nesta quarta-feira ter quitado a dívida de US$ 6,3 milhões (R$ 34,3 milhões) com a World Athletics (nova denominação da federação internacional da modalidade), o que vinha impedindo a participação até de atletas neutros das competições. “O pagamento da dívida foi possível graças ao apoio do Ministério dos Esportes, que concedeu à federação um subsídio para o desenvolvimento do atletismo”, apontou a entidade por meio de comunicado.
A nota ainda indica que o ministro dos Esportes, Oleg Matitsin, havia enviado no fim de junho uma carta para World Athletics, garantindo o pagamento da dívida antes do fim do prazo estipulado, que era o próximo sábado. O titular da pasta considerou que a concessão da ajuda econômica à federação foi um passo “sem precedentes” para tirar o atletismo da Rússia de uma situação que classificou como “crítica”.
[jp-related-posts ids=”957995,957983,957974″]
Anteriormente, a federação do país tinha até 1º de julho como prazo para quitar o valor, mas o presidente da World Athletic, Sebastian Coe, decidiu prorrogá-lo até a reunião do Conselho da entidade, que definiu 15 de agosto como data limite. Caso o montante não fosse quitado, a federação russa seria expulsa da entidade internacional, o que deixaria afastados os atletas locais, inclusive que hoje participam de eventos sob a bandeira neutra.
*Com informações da Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Ataque russo atinge usina elétrica na Ucrânia e deixa dois mortos em Kiev
Ucrânia depende dos serviços de inteligência militar ocidentais, em particular dos americanos, para detectar os ataques russos e se preparar
- Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski conquistam título em Pequim Estadão Conteúdo · há 2 dias
- Max Verstappen vence GP de Singapura de F1 pela primeira vez AFP · há 2 dias
- Hamilton é advertido por pilotar em velocidade ‘menor’ e se envolver em incidente com Bortoleto Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- George Russell domina GP do Azerbaijão e vence a terceira em 2026; Bortoleto termina em 13º Estadão Conteúdo · há 3 semanas