Pan de Toronto será maior evento esportivo da história do Canadá

  • Por Agência EFE
  • 07/07/2015 20h04
Facebook/Reprodução Organização do Pan 2015 divulgou o pódio do evento que acontece em Toronto

Os Jogos Pan-americanos de Toronto, que terão cerimônia de abertura nesta sexta-feira, serão o maior evento poliesportivo da história do Canadá, superando os Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, e os Calgary, em 1988, além do Pan de 1999, em Winnipeg.

Com o orçamento oficial de 1,4 bilhão de dólares canadenses (R$ 3,48 bilhões) e a participação de 7 mil atletas de 41 países, a competição será também maior do que os Jogos Olímpicos realizados em Montreal, em 1976,

De todo o montante gasto pelo comitê organizador, pouco menos da metade foi destinada a construção e renovação de instalação esportivas, e o restante para demais pontos da organização. Outros 700 milhões de dólares canadenses, no entanto, foram para a construção da Vila dos Atletas, que receberá 10 mil atletas.

A região onde foram construídos os apartamentos era uma zona industrial de 324 mil metros quadrados, nas cercanias do lago Ontário, e agora é um complexo urbanístico que conta com estabelecimentos comerciais e um parque de 72,9 mil metros quadrados.

Assim que o Pan e os Jogos Parapan-americanos sejam concluídos, no fim de agosto, a Vila dos Atletas será transformado em um bairro com casas sociais, apartamentos e um alojamento para estudantes universitários.

Os recursos investidos em segurança também não entraram no orçamento geral da competição e as autoridades canadenses preferiram não divulgar o dinheiro gasto no setor, mas, em 2010, por exemplo, durante reunião do G20 em Toronto, foram aplicados 1 bilhão de dólares canadenses.

Uma das peculiaridades desta nova edição do Pan é que as modalidades serão espalhadas por 16 cidades, em um total de 32 sedes esportivas.

As mais distantes das disputas são as das provas de canoagem, que acontecerão a 200 quilômetros de Toronto. A viagem para chegar ao local faz aparecer o problema de transporte, peculiar na cidade, que pode afestar atletas, jornalistas, juízes e até o próprio público.

Toronto, de 2,5 milhões de habitantes, está em uma área metropolitana com cerca de 5,6 milhões de pessoas, sofre intensamente com graves problemas no tráfego no acesso ao centro da cidade.

Para aliviar o problema, as autoridades habilitaram carros exclusivos para veículos oficiais durante os Jogos Pan-Americanos, algo semelhante ao que aconteceu no Rio há oito anos. Além disso, quem tiver ingressos para eventos, terá transporte público gratuito.

O Escritório de Turismo de Toronto já apontou que são esperados cerca de 250 mil visitantes entre os períodos de disputa do Pan e do Parapan. A maioria dos turistas, no entanto, deve ser de outras regiões do Canadá.

As previsões, no entanto, podem ser frustradas, já que as receitas provenientes da venda de ingressos, até o fim de junho, estava muito abaixo do esperado. Os hotéis da cidade, por sua vez, estão operando com taxa de ocupação 40% abaixo do esperado. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.