Pekerman garante que Colômbia saberá lidar com expectativa

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2014 22h15

Fortaleza, 3 jul (EFE).- O técnico da Colômbia, o argentino José Pekerman, qualificou o jogo de amanhã contra o Brasil como “determinante” para ambos e advertiu que sua seleção soube lidar com a “responsabilidade e as expectativas geradas”.

“Conseguimos, com muita responsabilidade e expectativa. Está provado. Havia curiosidade sobre nós e a equipe esteve à altura da Colômbia e à altura do que é o futebol hoje”, disse o técnico, que reconheceu o peso que a história exerce sobre o esporte.

“As análises e as estatísticas prévias são reflexões que não podem ser ignoradas. As histórias, a idiossincrasia e as tradições têm seu peso. Mas ninguém vai ganhar um jogo por algo que aconteceu antes. Hoje se trabalha muito em todas as facetas. Tático, físico, mental. É uma evolução. Mas nunca podemos ignorar de onde somos e que histórias temos. Admiramos os ídolos que tivemos”, resumiu.

No entanto, Pekerman não quer se deixar levar pelas estatísticas e pelo passado, afinal a Colômbia só ganhou dois dos 25 confrontos com o Brasil.

“O segredo é não pensar nas situações prévias. Para a Colômbia cada partida é um desafio novo. Não podemos olhar pra trás. Temos que fazer nosso jogo de acordo com o que estamos fazendo. Com confiança. Sem sentir que há um favorito”, comentou.

“Esperamos uma partida muito difícil. São quartas de final. É hora de decidir os quatro finalistas. É um passo enorme e é um jogo duríssimo para as duas seleções. Respeitamos e sabemos que o Brasil tem grandes jogadores. Mas está provado que a Colômbia também tem”, lembrou o técnico.

Segundo Pekerman, para a Colômbia, o jogo contra o Brasil deve ser um motivo de satisfação e um grande fator de motivação.

“Estou muito contente porque o Brasil é pentacampeão e o maior da história. Admirado por todos por sua filosofia e sua forma de jogo. É um rival de máximo nível, mas estamos preparados para aproveitar esta partida”, concluiu o treinador. EFE