Pela primeira vez Copa contará com todos líderes de grupo nas quartas de final
As oitavas de final da Copa do Mundo estabaleceu um novo recorde após a vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, na noite desta terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, partida que definiu o último classificado para a próxima fase do Mundial. A 20ª edição do torneio registrou, pela primeira vez, o avanço de todos os oito líderes de chave para a fase seguinte.
Desde quando o torneio passou a contar com 16 seleções na fase conseguinte a fase de grupos, na Copa de 1986, nunca houve 100% das equipes que lideraram suas chaves nas quartas de final.
No México, apenas Argentina, México e Brasil avançaram para a outra fase. Já em 1990, quatro países conseguiram superar os piores colocados na fase pós grupos. No ano do tetracampeonato brasileiro, apenas três equipes realizaram o feito.
A partir da Copa do Mundo de 1998 na França, a competição conheceu o seu novo formato, e que perdura até hoje, com 32 países na disputa pelo título. Desde então, a edição de 2010 do Mundial foi a que mais se aproximou de ter todos os primeiros colocados saindo como vencedores de seus jogos das oitavas de final. A única que caiu foi a seleção dos Estados Unidos, derrotada por Gana por 2 a 1.
Agora Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Argentina, Bélgica, Holanda e Costa Rica duelarão por uma vaga na semifinal, sabendo que cada erro pode ser decisivo por conta do equilíbrio e do que apresentaram nas fases seguintes para poder chegar aonde estão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.