Putin diz que gostaria de ter competido nos Jogos Olímpicos como judoca

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 16h26
PUTIN 050312

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confessou nesta sexta-feira que, se tivesse nível para isso, competiria como judoca nos Jogos Olímpicos, embora também seja um grande fã dos esportes de inverno.

“Se tivesse tal possibilidade e chegasse a conseguir o nível necessário, competiria com gosto no programa de judô. É o esporte que pratico por quase toda minha vida”, disse Putin ao se reunir com os voluntários dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

Putin, que recebeu no ano passado o oitavo dan de judô, começou no esporte em sua juventude, o pratica ativamente aos 61 anos, é faixa preta e inclusive escreveu um manual sobre essa arte marcial.

“O judô não só significa boa saúde, músculos fortes e domínio das técnicas, mas também nobreza, tolerância e ajuda mútua, por isso que seus princípios fundamentais correspondem plenamente com os de uma sociedade tolerante”, disse certa vez o líder russo.

Putin também é grande admirador do esqui de montanha, que pratica todos os anos na estação de Krasnaya Poliana do balneário de Sochi (Mar Negro).

Com vistas nos Jogos de Inverno que começam no dia 7 de fevereiro, prometeu que tentará assistir ao maior número de competições possíveis. EFE