Sai amanhã veredicto de julgamento de Oscar Pistorius por matar sua namorada

  • Por EFE
  • 10/09/2014 05h23
Pistorius ouve sentença em julgamento na África do Sul

O Tribunal Superior de Pretória tornará pública amanhã, quinta-feira, a decisão sobre o julgamento do atleta sul-africano Oscar Pistorius, acusado de matar a tiros sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp.

A leitura do veredicto às 9h30 (local, 4h em Brasília), pela juíza Thokozile Masipa porá fim a um processo que começou em 3 de março, no qual Pistorius sempre afirmou ter disparado por medo por achar que se tratava de um ladrão em sua casa.

A promotoria, representada por Gerrie Nel, sustenta que o corredor matou intencionalmente Steenkamp após uma discussão que teria sido ouvida por alguns vizinhos. O promotor pede que Pistorius seja condenado a prisão perpétua pelo homicídio.

Nel também pede que o atleta seja condenado por homicídio mesmo que o jurí decida que ele sabia contra quem atirava.

Pistorius, que atirou quatro vezes através da porta do banheiro em sua namorada em sua casa de Pretória na madrugada de 14 de fevereiro de 2013, enfrenta também outras três acusações relacionadas ao uso temerário de armas de fogo em público e a posse ilícita de munição.

O atleta se declarou inocente de todas as acusações.

Pistorius, de 27 anos, alcançou afama mundial nos Jogos de Londres de 2012, quando se tornou o primeiro atleta com as duas pernas amputadas da história a competir nas Olimpíadas com atletas sem deficiência.