Sampaoli quer usar vídeo game para treinar a Seleção Chilena; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2015 18h41
Para técnico da Seleção Chilena

Muitas pessoas “comuns” jogam games de futebol como Fifa e Pro Evolution para se sentir na pele de jogadores e treinadores, já que não podem fazê-lo na vida real. O técnico Jorge Sampaoli, da Seleção Chilena, por sua vez, pretende fazer o caminho inverso e colocar seus comandados para disputar umas partidas de futebol no vídeo game.

A intenção não é relaxar os jogadores, mas coloca-los em situações de jogo para orientar seu posicionamento diante de diversas formações. “No começo, possivelmente, os jogadores vão achar engraçado, mas depois essa interação vai permitir que ele erre antes da partida, e não durante. Em uma formação 3-5-2 com pressão, nos permitirá ver como nos movemos, como pressionamos. A interação me dará muitas informações”, disse o técnico argentino.

A ideia é simples, mas vai além de apenas colocar jogadores como Alexis Sánchez e Arturo Vidal na frente da televisão. Sampaoli contratou um grupo de programadores chilenos para transformar as informações obtidas pela comissão técnica em situações de jogo no vídeo game.

“Agora temos um programa de simulação que nos permite, através de um joystick, jogar Playstation com os jogadores. É muito bom. Se decidimos, por exemplo, pressionar um 4-4-2, o software nos mostra como vai funcionar esse 4-4-2 do rival”, explicou Sampaoli. O recurso também pode ser útil diante do curto tempo de treinamento disponível para as seleções em geral.

O Chile de Sampaoli será a sede da Copa América de 2015, que começa em 11 de junho. Com uma seleção que conta com astros do futebol europeu e brasileiro, a expectativa do torcedor chileno é ver “La Roja” conquistar o torneio pela primeira vez em sua história.