Torneio Apertura mexicano começa em clima de todos contra o campeão León

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2014 19h20
  • BlueSky

José Antonio Torres.

Cidade do México, 17 jul (EFE).- O Torneio Apertura do Campeonato Mexicano terá início nesta sexta-feira com dois jogos e 17 times correndo atrás de acabar com a hegemonia do León, campeão das duas últimas edições do nacional.

A competição, além disso, dará duas vagas na fase de grupos da próxima edição da Taça Libertadores. Os clubes classificados serão os que terminarem no primeiro e segundo lugar na fase inicial. A terceira vaga do país no torneio sul-americano é do Morelia, campeão da Supercopa MX.

Dono dos troféus do Apertura e do Clausura da temporada 2013/2014 do Campeonato Mexicano, o León chega para a competição sem grandes novidades, mas com uma baixa importante. Saíram do clube apenas o meia Eisner Loboa (Puebla), além dos atacantes Matias Britos (Pumas) e Franco Arizala (Jaguares), todos reservas).

Por outro lado, o técnico uruguaio Gustavo Matosas, ex-jogador de São Paulo, Goiás e Atlético Paranaense, ficou sem o meia Luís Montes, que sofreu grave lesão na preparação do México para a Copa do Mundo e não deve jogar mais neste ano.

Quem mais se movimentou para reforçar o elenco foi o América, que trouxe oito reforços, entre eles, o atacante mexicano Oribe Peralta, que estava no Santos Laguna, e o zagueiro argentino Paolo Goltz, ex-Lanús. Curiosamente, a equipe da Cidade do México encarará o León na primeira rodada.

A primeira divisão do Campeonato Mexicano segue apenas com um técnico brasileiro, Ricardo Ferretti, que comanda o Tigres. A equipe, que estreia jogando contra o Atlas, tem um jogador do país em campo, o zagueiro Juninho, ex-Botafogo.

No mercado de transferências, nenhum atleta do Brasil foi protagonista. O meia-atacante Danilinho foi emprestado, justamente, pelo Tigres, para o Quéretaro. Já o atacante Peterson, ex-Inter, Avaí e Fluminense, deixou o Fuerzas Basicas, da segunda divisão, e acertou com o Santos Laguna.

O Torneio Apertura terá as 18 equipes jogando entre si em turno único, com as oito melhores avançando para as quartas de final, disputada em sistema eliminatório, assim como as semifinais e a final.

None

Confira a programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano.

None

Sexta-feira (18/07).

Querétaro – Pumas.

Tijuana – Puebla.

Sábado (19/07).

Cruz Azul – Pachuca.

Veracruz – Santos Laguna.

Monterrey – Universidad Guadalajara.

León – América.

Atlas – Tigres.

Domingo (20/07).

Toluca – Morelia.

Chivas Guadalajara – Jaguares. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.