Uefa decreta vitória da Rússia sobre Montenegro por 3 a 0 em jogo suspenso

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2015 15h50
Reprodução/Youtube Câmera flagra o exato momento em que o goleiro Akinfeev é atingido por rojão

A seleção da Rússia foi declarada nesta quarta-feira pela Uefa como vencedora, pelo placar de 3 a 0, do duelo com a Macedônia pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, disputado no dia 27 de março em Podgorica e que tinha sido suspenso pelo árbitro no segundo tempo, quando estava empatado sem gols, devido a brigas entre os jogadores e também nas arquibancadas.

Além disso, o Comitê de Controle, Ética e Disciplina da Uefa decidiu que Montenegro terá que jogar a portas fechadas sua próxima partida em casa por competições organizadas pela entidade, com a possibilidade de a sanção ser estendida por mais um jogo dentro de um período de “teste” de dois anos. A federação de futebol do país dos Bálcãs também terá que pagar uma multa de 50 mil euros. Já a União de Futebol da Rússia foi multada em 25 mil euros devido à conduta dos jogadores no incidente.

O jogo em questão foi interrompido primeiro aos 30 segundos, depois que o goleiro russo Igor Akinfeev foi atingido na cabeça por um sinalizador lançado por torcedores na arquibancada atrás do gol que defendia. O arbitro do duelo, Deniz Aytekin, mandou as duas seleções para o vestiário após o jogador ter sido retirado de campo para atendimento médico.

Mais de meia hora depois, com os ânimos dos torcedores exaltados, a partida foi reiniciada, enquanto Akinfeev era hospitalizado com queimaduras no pescoço.

O segundo tempo também começou atrasado depois que alguns torcedores montenegrinos arrancaram as cadeiras em que estavam para jogá-las na direção da torcida russa.

Após uma reunião entre representantes da Uefa e das duas seleções, foi decidido continuar o jogo apesar de todos os incidentes, mas foi anunciado pelo sistema de som do estádio Gradski que a partida seria suspensa definitivamente em caso de outro episódio violento.

E ele aconteceu após a marcação de um pênalti contra Montenegro e cuja cobrança foi desperdiçada por Shirokov aos 20 minutos. Jogadores e membros das comissões técnicas protagonizaram uma nova confusão em campo, e houve mais briga nas arquibancadas.

Por fim, o jogo foi suspenso definitivamente quando o placar marcava 0 a 0, e as torcidas foram retiradas do estádio separadamente. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.