Valentino Rossi dá show, supera compatriota e vence na abertura da MotoGP

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 17h12
  • BlueSky
EFE Valentino Rossi vence primeira etapa da Moto gp

O italiano Valentino Rossi, da Yamaha, levou a melhor em pega com o compatriota Andrea Dovizioso, da Ducati, e venceu neste domingo o Grande Prêmio do Catar de MotoGP, prova de abertura da temporada 2015, em que o atual campeão, Marc Márquez, da Honda, ficou apenas com a quinta colocação.

O sete vezes campeão da principal categoria de motovelocidade do mundo, Rossi largou na oitava colocação, chegou a perder lugares na largada, mas se recuperou e foi a caça do piloto da Ducati, que havia obtido a pole position na véspera.

O veterano titular da Yamaha conseguiu tomar a liderança faltando três voltas para o fim, em bela ultrapassagem. Até a linha de chegada, no entanto, Rossi não teve vida fácil, sendo obrigado a segurar Dovizioso, que apresentava ótimo desempenho.

A vitória do heptacampeão, de 36 anos, foi a 109ª na carreira. Além dele e Dovizioso, completou o pódio outro italiano, Andrea Iannone, também da Ducati, comprovando o grande desempenho da equipe principal da montadora.

O espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha, que chegou a ser líder nas primeiras voltas, terminou na quarta posição, imediatamente a frente do compatriota Marc Márquez, que venceu 13 das 18 provas na temporada passada, mas que hoje passou longe de lutar pelo topo do pódio.

Na Moto2, o francês Johann Zarco, da Ajo Kalex, se aproveitou da queda do britânico Sam Lowes, da Speed Up, pole position da prova, logo nas primeiras voltas, dominou o GP da Catar e conquistou a vitória na abertura da temporada.

O belga Xabier Simeon, da Gresini Kalex, ficou com a segunda colocação, seguido pelo suíço Thomas Luthi, da Interwetten Kalex, que completou o próprio da primeira prova da categoria secundária.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Italtrans Kalex, conseguiu a quinta colocação, igualando o melhor resultado na categoria, que havia sido obtido no Grande Prêmio de Aragão, na Espanha, no ano passado.

Na Moto3, o francês Alexis Masbou, da RTG Honda, foi o único pole position a conseguir vitória neste domingo. O resultado, no entanto, veio após prova de recuperação, já que o piloto de 27 anos chegou a perder posições nas primeira voltas. O segundo colocado no Catar foi o italiano Enea Bastianini, da Gresini Honda, seguido pelo britânico Danny Kent, da Leopard Honda.

A segunda prova da temporada 2015 será disputada nos Estados Unidos, no Grande Prêmio das Américas, marcada para o circuito de Austin, no Texas. A corrida acontecerá no dia 12 de abril.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.