Wawrinka vence Tsonga e chega pela primeira vez à final em Roland Garros

  • Por Agência EFE
  • 05/06/2015 13h25
  • BlueSky
EFE Stan Wawrinka venceu o francês Tsonga e jogará a final de Roland Garros

O suíço Stan Wawrinka disputará pela primeira vez na carreira a decisão de Roland Garros ao vencer nesta sexta-feira o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1, parciais de 6-3, 6-7 (1), 7-6 (3) e 6-4, em 3 horas e 46 minutos de partida.

O nono colocado no ranking mundial terá a oportunidade de conquistar seu segundo Grand Slam, após a vitória no Aberto da Austrália no ano passado. E enfrentará na decisão o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray.

Após ser eliminado na primeira rodada do torneio no ano passado, Wawrinka se recuperou e chegou à decisão, superando o anfitrião, apoiado pela torcida na quadra central, e o calor de mais de 30 graus em Paris.

“Foi uma grande batalha, com muita intensidade e muito difícil fisicamente. Qualquer um de nós poderia ter vencido. É um dia de muito calor, diferentemente do resto do torneio, e estou feliz de ter chegado à final”, afirmou o suíço.

Wawrinka conquistou a vitória por ser mais efetivo nos momentos decisivos, a principal dificuldade do adversário no jogo. Tsonga teve 17 chances de quebrar o serviço do rival na partida, mas confirmou apenas uma.

“Ele teve muitas oportunidades de quebra, sobretudo no terceiro set. São sempre jogos difíceis contra ele, que fez um grande torneio”, afirmou o suíço, campeão júnior em Roland Garros em 2013.

Wawrinka foi mais ofensivo desde o início da partida. Após a vitória tranquila no primeiro set, conseguiu quebrar o serviço de Tsonga logo no primeiro game do segundo, vantagem que manteve até o oitavo, quando o anfitrião, apoiado pela torcida, conseguiu virar o set e empatar o duelo.

No terceiro set, Tsonga desperdiçou seis oportunidades de quebra. No tie-break, Wawrinka mostrou mais sangue frio e experiência, recuperando a liderança no placar.

A mesma história do segundo set se repetiu no quarto. Mais uma vez, o suíço quebrou o serviço de Tsonga logo no primeiro game. No entanto, melhor fisicamente do que o adversário, manteve a vantagem até o fim da partida. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.