JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Papo de Setorista | 15h00 - 16h00
Mundo

Balões norte-coreanos com lixo interrompem o tráfego aéreo da Coreia do Sul

De acordo com o deputado sul-coreano, 115 voos comerciais e quase 10 mil passageiros foram afetados nas últimas semanas

Luisa Cardoso

Voos e passageiros foram afetados na Coreia do Sul pelos balões repletos de lixo lançados pela Coreia do Norte, informou nesta quarta-feira (3) um deputado sul-coreano. Desde o final de junho, Pyongyang enviou mais de mil balões cheios de lixo ao seu vizinho do Sul, em resposta, segundo o regime norte-coreano, aos balões com propaganda enviados por ativistas sul-coreanos. Os balões norte-coreanos impediram os pousos e decolagens no aeroporto de Incheon, Seul, no dia 26 de junho. O deputado Jeong Jun-ho informou em um comunicado, que cita dados atualizados do Ministério dos Transportes, que os balões afetaram 115 voos comerciais e quase 10 mil passageiros nas últimas semanas.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Ao menos 15 aviões, incluindo voos de longa distância procedentes dos Estados Unidos, foram obrigados a pousar no aeroporto de Cheongju (a quase três horas de viagem por estrada) e os passageiros foram transportados para Incheon, após longos atrasos e distúrbios, acrescenta o comunicado. Jeong fez um apelo para que as autoridades adotem mais medidas para impedir que os ativistas sul-coreanos, contrários ao dirigente norte-coreano Kim Jong Un, enviem balões para o Norte. Os parlamentares sul-coreanos aprovaram uma lei em 2020 que pune o envio de panfletos à Coreia do Norte, mas os ativistas continuaram lançando material de propaganda ao país vizinho. O Tribunal Constitucional sul-coreano anulou a lei em 2023 em nome da liberdade de expressão. A relação entre as duas Coreias está em um dos piores momentos em vários anos.

Publicado por Luisa Cardoso

*Com informações da AFP

[jp-related-posts ids=”1645147,1632954″]