Bombardeios matam mais de 50 membros do Estado Islâmico no Iraque
Os bombardeios lançados pelas forças de segurança iraquianas mataram cinco líderes e mais de 50 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque. A informação foi confirmada neste domingo (11) pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.
As unidades antiterroristas iraquianas e de segurança, apoiadas pela coalizão, fizeram “múltiplos bombardeios” contra posições dos extremistas nas montanhas de Januja, na província de Saladino (norte), em 30 de outubro, disse em comunicado a aliança antijihadista.
Esses ataques “causaram a morte de cinco líderes do EI e mais de 30 militantes”, afirmou a coalizão, que acrescentou que os extremistas eram “responsáveis por supervisionar as operações feitas nas províncias de Saladino, Kirkuk, Ninawa e no norte de Al Anbar”.
Um dia depois, as mesmas unidades atacaram as montanhas de Majmur, localizadas entre Erbil e a cidade iraquiana de Mossul, que foi o principal reduto do EI até julho de 2017, e acabaram com a vida de “aproximadamente 20 combatentes do EI”, anunciou a aliança antijihadista em um segundo comunicado.
A operação consistiu em “bombardeios aéreos seguidos de um ataque terrestre das Forças Especiais” iraquianas.
“Este bombardeio bem-sucedido realizado pelas Forças Especiais Iraquianas interrompe as redes do EI enquanto continua mantendo a pressão para prever o ressurgimento” da organização radical, disse o comandante geral da coalizão, Patrick B. Roberson, na nota.
Ontem, pelo menos 14 jihadistas do EI morreram em bombardeios da coalizão internacional em uma zona ao oeste de Mossul, informou o porta-voz do Centro de Informação da Segurança iraquiano, Yehia Rasul.
O primeiro-ministro iraquiano de então, Haidar al Abadi, anunciou em dezembro a derrota dos jihadistas no território iraquiano, embora os extremistas continuem em zonas desérticas na fronteira entre a Síria e o Iraque e atacam quase que diariamente várias áreas do país, incluída a capital Bagdá.
*Com informações da Agência EFE.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Açougueiro é condenado no Iraque por vender carne de porco em cidade sagrada
Homem foi preso com 75 quilos de carne de porco que vendia como carne bovina em Najaf, um dos santuários mais venerados do mundo.
- Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas Europa Press · há 42 minutos
- Trump diz ser ‘horrível’ decisão da Corte de rejeitar restrição sobre voto por correio AFP · há 51 minutos
- Turquia prende dezenas de manifestantes que protestavam contra a repressão LGBTQIA+ AFP · há 1 hora
- Bruxelas diz que ‘prioridade’ é repatriar ao Marrocos migrantes ilegais do país em Ceuta Europa Press · há 1 hora