Coreia do Norte realiza novo teste com mísseis de cruzeiro de longo alcance
A imprensa estatal da Coreia do Norte informou nesta quinta-feira, 13, que o líder do país, Kim Jong-un, supervisionou um teste de “míssil de cruzeiro estratégico de longo alcance” nesta quarta, 12. A Coreia do Norte disparou dois mísseis que voaram durante “10.234 segundos em um padrão oval” e “atingiram claramente os seus alvos no mar do Leste (como as duas Coreias chamam o mar do Japão) a 2.000 quilômetros de distância”, de acordo com a agência norte-coreana KCNA. O líder da Coreia do Norte expressou satisfação com “as elevadas capacidades de reação das suas forças de combate nuclear”, que demonstraram “a sua grande prontidão para uma guerra real”, de acordo com a imprensa estatal de Pyongyang. O teste “é um novo sinal de aviso claro e inequívoco aos nossos inimigos”, disse Kim. Os lançamentos buscavam reforçar “a eficiência e o poder de combate” dos mísseis utilizados pelos militares norte-coreanos para utilização tática de armas nucleares e confirmar a operacionalidade do sistema, de acordo com a agência do regime.
De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul detectou os disparos, mas, ao contrário dos testes dos dias anteriores, decidiu não comunicá-los por serem mísseis não-balísticos e, portanto, não violarem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O teste norte-coreano anterior ocorreu no domingo, 9, com um lançamento de dois mísseis balísticos de curto alcance que marcaram o sétimo teste de armas deste tipo em duas semanas. A sucessão de testes da Coreia do Norte é uma medida de “autodefesa” contra os Estados Unidos, como declarou a imprensa de Pyongyang após o teste anterior, e ocorreu no contexto de manobras conjuntas de Seul, Washington e Tóquio em águas da península coreana.
[jp-related-posts ids=”1323296,1322792″]
*Com informações da agência EFE
continue lendo
Mundo
Xi parabeniza Lula pela reeleição e defende ampliar parceria entre China e Brasil
Segundo comunicado do governo chinês, Xi Jinping destacou a importância estratégica da relação bilateral e prometeu aprofundar a cooperação entre os dois países
- Trump afirma que eleições no Brasil ‘pareceram fraudadas’, mas diz que gosta de Lula Júlia Lara · há 24 horas
- Delcy Rodríguez acusa Machado de fazer um ‘show’ com retorno à Venezuela AFP · há 24 horas
- Sheinbaum diz que vitória de Lula é ‘lufada de ar fresco’ para América Latina AFP · há 1 dia
- Vaticano confirma viagem do papa à América do Sul; Brasil fica de fora AFP · há 1 dia