Irã ameaça levar guerra ‘até o Oceano Índico’ em caso de novos ataques dos EUA
O Irã vai estender a guerra “até o Oceano Índico” se os Estados Unidos lançarem novos ataques, advertiu nesta quinta-feira (24) um conselheiro do líder supremo iraniano, Mojtaba Khamenei.
“Como o conflito se propagou do Golfo Pérsico e do Estreito de Ormuz para o Mar Vermelho (com os houthis), é possível que, em resposta a uma eventual guerra, esta frente se estenda ainda mais, até o Oceano Índico, ou além”, declarou o conselheiro, Yahya Rahim Safavi, em um vídeo divulgado pela agência de notícias Fars.
Os houthis do Iêmen, que combatem as forças governamentais apoiadas pela Arábia Saudita, tomaram a costa iemenita no Mar Vermelho, o que permitiu controlar o Estreito de Bab el-Mandeb, que liga a Ásia com a Europa pelo Canal de Suez.
O Irã apoia militarmente os houthis, mas nega estar envolvido nesta nova frente de combate.
Teerã já havia ameaçado ampliar a guerra caso Washington retome os ataques, mas esta é a primeira vez que um conselheiro do líder supremo menciona o Oceano Índico, onde está localizada a base militar anglo-americana de Diego Garcia. A unidade fica a quase 4.000 quilômetros em linha reta das costas iranianas.
Estados Unidos e Irã disputam o controle do Estreito de Ormuz, rota estratégica pela qual, antes da guerra, transitavam quase 20% do petróleo mundial.
As negociações entre os dois países estão paralisadas desde que um protocolo de acordo não foi concretizado. Nesta semana, representantes de Washington e Teerã se reuniram à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
O Irã estabeleceu sete condições, entre elas a suspensão das sanções econômicas e a liberação de seus ativos congelados no exterior.
Em uma entrevista exclusiva à AFP na terça-feira, o porta-voz da Guarda Revolucionária, Hosein Mohebi, também citou o fim das hostilidades no Iêmen.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Na ONU, presidente do Irã chama EUA de terroristas e diz que país não ‘se ajoelhará’
Pezeshkian mostrou à Assembleia Geral da ONU uma foto do líder morto, antes de repetir que Teerã não iniciou o conflito atual, que se espalhou pelo Oriente Médio
- Brasileira é presa pelo governo Trump após sofrer aborto espontâneo e pedir ajuda Jovem Pan · há 3 horas
- Lula diz que está ganhando de Trump em disputa de narrativas Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Paquistão diz ter atacado 10 alvos no Afeganistão após acusar Talibã de disparar drones Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Juiz manda Casa Branca restaurar acesso de veículos de mídia banidos por Trump Estadão Conteúdo · há 5 horas