Pedro Sánchez anuncia que permanecerá no cargo de chefe de Governo da Espanha
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira (29) que permanecerá à frente do Executivo, após ameaçar renunciar devido ao assédio pessoal que afirma sofrer da oposição. “Decidi continuar”, afirmou Sánchez em uma mensagem ao país no Palácio da Moncloa. O anúncio acaba com o cenário de incerteza que iniciou na última quarta-feira (24), quando o primeiro-ministro disse que teria alguns dias para refletir sobre a renúncia, após criticar o “assédio” da direita e da extrema-direita contra sua família com a divulgação da abertura de uma investigação judicial contra sua esposa, Begoña Gómez, por suposta “corrupção“. A ausência do primeiro-ministro gerou manifestações da população espanhola.
De acordo com a Lusa, agência de notícias de Portugal, a manifestação deste domingo (28) reuniu cerca de 5.000 pessoas. Já no sábado (27), os protestos somaram mais de 10.000 manifestantes. A acusação, aceita por um Tribunal de Madri, foi feita pela organização Manos Limpias (Mãos Limpas), que afirma ser “anticorrupção”. As provas se baseiam em um conjunto de reportagens sobre o tema do jornal espanhol El Confidencial. Em seu perfil no “X” (antigo Twitter), Sánchez afirmou que as denúncias são baseadas em notícias falsas de “jornais de extrema-direita”. Atribuiu o caso a uma manobra dos partidos PP (Partido Popular) e Vox para enfraquecê-lo politicamente e disse que a ação contra sua mulher foi premeditada.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Na Espanha, a esposa do Chefe de Governo não é considerada a primeira-dama, por isso, Gómez, não tem um cargo público nem um escritório oficial. Atualmente ela é diretora da Cátedra Extraordinária de Transformação Social da Universidade Complutense de Madri. Também é co-diretora do Mestrado em Transformação Social Competitiva e da Direção de Fundraising Público e Privado em Organizações sem Fins Lucrativos. Embora não seja ativa nas redes sociais, Begoña é presente no LinkedIn, registrando sua experiência no campo de marketing e arrecadação de fundos.
[jp-related-posts ids=”1595086,1593861″]
*Com informações da AFP
continue lendo
Mundo
Israel chama críticos de ‘papagaios’ e acusa ONU de parcialidade contra o país
Materiais foram divulgados após líderes presentes em Nova York voltarem a criticar a atuação israelense nos territórios palestinos
- Cuba responde Trump após ele afirmar na ONU que a ilha ‘cairá’ AFP · há 17 horas
- Cuba deixa Assembleia da ONU após Trump falar em mudança de regime no país Jovem Pan · há 20 horas
- Com presença do Irã na ONU, Trump questiona se deveria ‘aniquilar’ o país Nícolas Robert · há 21 horas
- Secretário-geral da ONU fala em ‘limpeza étnica’ na Cisjordânia ocupada AFP · há 22 horas